Título: | Projetos de educação em disputa no capitalismo dependente : Projeto do Capital x Projeto da Classe Trabalhadora |
Autor(es): | Trida, Giulia Ferreira |
Orientador(es): | Duarte, Janaína Lopes do Nascimento |
Assunto: | Capitalismo Educação - função social Ensino superior Bolsonaro, Jair Messias, 1955- política e governo |
Data de apresentação: | 10-Jul-2024 |
Data de publicação: | 26-Set-2024 |
Referência: | TRIDA, Giulia Ferreira. Projetos de educação em disputa no capitalismo dependente: Projeto do Capital x Projeto da Classe Trabalhadora. 2024. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso buscou problematizar os projetos antagônicos
de educação no capitalismo dependente: o Projeto do Capital e o Projeto da Classe
Trabalhadora. Neste sentido, elencou-se como objetivo geral: analisar os projetos de
educação em disputa no Brasil, articulados a projetos de sociedade (do capital e do
trabalho), e suas manifestações na educação superior, no contexto de intensificação
do projeto neoliberal, durante o período do governo Bolsonaro, entre 2019 e 2022.
Os objetivos específicos se desmembraram em: 1) Problematizar criticamente a
formação sócio histórica econômica do Brasil e sua inserção dependente no
contexto internacional, como eixo estruturante para compreensão sobre a educação
superior; 2) Compreender como a relação heterônoma entre o Brasil e os países
capitalistas centrais determina sua política de educação e como esta é utilizada
como instrumento de reprodução da dependência; e 3) Examinar os projetos
antagônicos de educação superior, como se manifestam e suas disputas na
realidade brasileira, especialmente no período do governo Bolsonaro. Foi realizada
pesquisa qualitativa, a partir do método histórico dialético, a partir dos seguintes
procedimentos metodológicos: 1) Levantamento bibliográfico, realizado em livros e
periódicos relevantes sobre o tema, além da produção teórico-crítica e política de
Florestan Fernandes e seus interlocutores; e 2) Pesquisa documental, a partir da
análise dos documentos: “O caminho da prosperidade” - Proposta de Plano de
Governo (Bolsonaro); “Censo da Educação Superior” do Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2022; dois documentos
produzidos pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
(ABEPSS), “A Formação em Serviço Social e o Ensino Remoto Emergencial” e
"Monitoramento Graduação e Pós-graduação"; e levantamento das notícias
publicadas no site do ANDES-SN sobre manifestações no período do governo
Bolsonaro. Os resultados confirmaram a hipótese, indicando: a) os eixos principais
do Projeto do Capital, voltado à privatização em massa, ao controle ideológico da
sociedade e ao alastramento do ensino à distância; e b) as formas de resistência da
classe trabalhadora, a partir de manifestações e publicações teórico críticas.
Concluiu-se que a luta de classes está fortemente presente no debate educacional,
e que é urgente a necessidade de aprofundamento da organização e luta em defesa
do Projeto de Educação da Classe Trabalhadora como direito e não como
mercadoria, constituindo-se de forma pública, presencial e de qualidade no Brasil
dependente. |
Abstract: | This Course Completion Work sought to problematize the antagonistic education
projects in dependent capitalism: the Capital Project and the Working Class Project.
In this sense, the general objective was: to analyze the education projects in dispute
in Brazil, linked to society projects (capital and labor), and their manifestations in
higher education, in the context of intensification of the neoliberal project, during the
period of the Bolsonaro government, between 2019 and 2022. The specific
objectives were broken down into: 1) Critically problematizing the historical
socio-economic formation of Brazil and its dependent insertion in the international
context, as a structuring axis for understanding higher education; 2) Understanding
how the heteronomous relationship between Brazil and central capitalist countries
determines its education policy and how it is used as an instrument to reproduce
dependence; and 3) Examining the antagonistic higher education projects, how they
manifested themselves and their disputes in the Brazilian reality, especially during the
Bolsonaro government period. Qualitative research was carried out, using the
dialectical historical method, from the following methodological procedures: 1)
Bibliographic survey, carried out in relevant books and periodicals on the topic, in
addition to the theoretical-critical and political production of Florestan Fernandes and
his interlocutors; and 2) Documentary research, based on the analysis of documents:
“O caminho da prosperidade” - Government Plan Proposal (Bolsonaro); “Census of
Higher Education” from the National Institute of Educational Studies and Research
Anísio Teixeira (Inep) of 2022; two documents produced by the Brazilian Association
of Teaching and Research in Social Service (ABEPSS), “A Formação em Serviço
Social e o Ensino Remoto Emergencial” and "Monitoramento Graduação e
Pós-graduação”; and survey of news published on the ANDES-SN website about
demonstrations during the Bolsonaro government period. The results confirmed the
hypotheses, highlighting: a) the main axes of the Capital Project, focused on mass
privatization, the ideological control of society and the spread of distance learning
and; b) the forms of resistance of the working class, based on demonstrations and
critical theoretical publications. It was concluded that class struggle is strongly
present in the educational debate, and that the need to deepen the organization and
struggle in defense of the Working Class Education Project as a right and not as a
commodity is urgent, constituting itself in a public, in-person and quality in dependent
Brazil. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2024. |
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