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dc.contributor.advisorDuarte, Janaína Lopes do Nascimento-
dc.contributor.authorTrida, Giulia Ferreira-
dc.identifier.citationTRIDA, Giulia Ferreira. Projetos de educação em disputa no capitalismo dependente: Projeto do Capital x Projeto da Classe Trabalhadora. 2024. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso buscou problematizar os projetos antagônicos de educação no capitalismo dependente: o Projeto do Capital e o Projeto da Classe Trabalhadora. Neste sentido, elencou-se como objetivo geral: analisar os projetos de educação em disputa no Brasil, articulados a projetos de sociedade (do capital e do trabalho), e suas manifestações na educação superior, no contexto de intensificação do projeto neoliberal, durante o período do governo Bolsonaro, entre 2019 e 2022. Os objetivos específicos se desmembraram em: 1) Problematizar criticamente a formação sócio histórica econômica do Brasil e sua inserção dependente no contexto internacional, como eixo estruturante para compreensão sobre a educação superior; 2) Compreender como a relação heterônoma entre o Brasil e os países capitalistas centrais determina sua política de educação e como esta é utilizada como instrumento de reprodução da dependência; e 3) Examinar os projetos antagônicos de educação superior, como se manifestam e suas disputas na realidade brasileira, especialmente no período do governo Bolsonaro. Foi realizada pesquisa qualitativa, a partir do método histórico dialético, a partir dos seguintes procedimentos metodológicos: 1) Levantamento bibliográfico, realizado em livros e periódicos relevantes sobre o tema, além da produção teórico-crítica e política de Florestan Fernandes e seus interlocutores; e 2) Pesquisa documental, a partir da análise dos documentos: “O caminho da prosperidade” - Proposta de Plano de Governo (Bolsonaro); “Censo da Educação Superior” do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2022; dois documentos produzidos pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), “A Formação em Serviço Social e o Ensino Remoto Emergencial” e "Monitoramento Graduação e Pós-graduação"; e levantamento das notícias publicadas no site do ANDES-SN sobre manifestações no período do governo Bolsonaro. Os resultados confirmaram a hipótese, indicando: a) os eixos principais do Projeto do Capital, voltado à privatização em massa, ao controle ideológico da sociedade e ao alastramento do ensino à distância; e b) as formas de resistência da classe trabalhadora, a partir de manifestações e publicações teórico críticas. Concluiu-se que a luta de classes está fortemente presente no debate educacional, e que é urgente a necessidade de aprofundamento da organização e luta em defesa do Projeto de Educação da Classe Trabalhadora como direito e não como mercadoria, constituindo-se de forma pública, presencial e de qualidade no Brasil dependente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCapitalismopt_BR
dc.subject.keywordEducação - função socialpt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordBolsonaro, Jair Messias, 1955- política e governopt_BR
dc.titleProjetos de educação em disputa no capitalismo dependente : Projeto do Capital x Projeto da Classe Trabalhadorapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-26T19:22:01Z-
dc.date.available2024-09-26T19:22:01Z-
dc.date.submitted2024-07-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40022-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This Course Completion Work sought to problematize the antagonistic education projects in dependent capitalism: the Capital Project and the Working Class Project. In this sense, the general objective was: to analyze the education projects in dispute in Brazil, linked to society projects (capital and labor), and their manifestations in higher education, in the context of intensification of the neoliberal project, during the period of the Bolsonaro government, between 2019 and 2022. The specific objectives were broken down into: 1) Critically problematizing the historical socio-economic formation of Brazil and its dependent insertion in the international context, as a structuring axis for understanding higher education; 2) Understanding how the heteronomous relationship between Brazil and central capitalist countries determines its education policy and how it is used as an instrument to reproduce dependence; and 3) Examining the antagonistic higher education projects, how they manifested themselves and their disputes in the Brazilian reality, especially during the Bolsonaro government period. Qualitative research was carried out, using the dialectical historical method, from the following methodological procedures: 1) Bibliographic survey, carried out in relevant books and periodicals on the topic, in addition to the theoretical-critical and political production of Florestan Fernandes and his interlocutors; and 2) Documentary research, based on the analysis of documents: “O caminho da prosperidade” - Government Plan Proposal (Bolsonaro); “Census of Higher Education” from the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep) of 2022; two documents produced by the Brazilian Association of Teaching and Research in Social Service (ABEPSS), “A Formação em Serviço Social e o Ensino Remoto Emergencial” and "Monitoramento Graduação e Pós-graduação”; and survey of news published on the ANDES-SN website about demonstrations during the Bolsonaro government period. The results confirmed the hypotheses, highlighting: a) the main axes of the Capital Project, focused on mass privatization, the ideological control of society and the spread of distance learning and; b) the forms of resistance of the working class, based on demonstrations and critical theoretical publications. It was concluded that class struggle is strongly present in the educational debate, and that the need to deepen the organization and struggle in defense of the Working Class Education Project as a right and not as a commodity is urgent, constituting itself in a public, in-person and quality in dependent Brazil.pt_BR
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