Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40016
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_LarissaCavalcanteDeSouza_tcc.pdf659,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As traduções do conceito de saúde nos processos de aprendizagem e as escrileituras na formação em saúde
Autor(es): Souza, Larissa Cavalcante de
Orientador(es): Biato, Emília Carvalho Leitão
Assunto: Odontologia - estudo e ensino
Educação em saúde
Formação profissional
Data de apresentação: 19-Jun-2024
Data de publicação: 26-Set-2024
Referência: SOUZA, Larissa Cavalcante de. As traduções do conceito de saúde nos processos de aprendizagem e as escrileituras na formação em saúde. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Introdução: No Brasil, a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) trouxe o princípio de integralidade e junto com ele a necessidade de que os profissionais percebam a saúde como modos de conduzir a vida. Visando a formação mais efetiva desses profissionais e a diversificação de cenários de ensino e aprendizagem, a leitura e a escritura de textos literários e narrativas vivenciais podem ser um exemplo de atividade provocadora do pensamento e que permita aproximações com experiências e elaborações relacionadas à saúde. Objetivo: O objetivo deste estudo é analisar, a partir de produções textuais de estudantes de Odontologia, os efeitos e o valor da escrileitura na composição do conceito de saúde e no processo formativo na área. Métodos: O presente artigo realiza essa análise baseado no método da Timpanização, que se fundamenta no pensamento de Derrida e se propõe a lidar com a produção textual em uma via de fuga ao pensamento dualista. Esse método consiste em três gestos: tatear escombros; disseminar sentidos e criar cadeias suplementares. Resultados: A partir dos textos estudados percebem-se os efeitos e o valor da leitura e da escrita na composição do conceito de saúde e no processo formativo na área da saúde. Conclusão: Desse modo, a inclusão de textos literários e produção escrita em sala de aula — tomados como escrileituras — pode provocar a criação de novos sentidos para conhecimentos e práticas de atenção e educação em saúde.
Abstract: Introduction: In Brazil, the establishment of the Unified Health System (SUS) introduced the principle of integrality, along with the need for professionals to perceive health as ways of conducting life. With the aim of providing more effective education for these professionals and diversifying teaching and learning environments, reading and writing literary texts and experiential narratives can serve as an example of thought-provoking activities that allow for approaches to health-related experiences and concept elaborations. Objectives: The objective of this study is to analyze, based on textual productions by dental students, the effects and value of writreading in shaping the concept of health and the formative process in the field. Methods: This article conducts this analysis based on the method of Timpanization, which is based in Derrida's thinking and seeks to deal with textual production as an escape from dualistic thought. This method consists of three gestures: groping through debris, disseminating meanings, and creating supplementary chains. Results: From the studied texts, one can perceive the effects and value of reading and writing in shaping the concept of health and the formative process in the healthcare field. Conclusion: Thus, the inclusion of literary texts and written production in the classroom, referred to as writreading, can stimulate the creation of new meanings for knowledge and practices in healthcare and education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Odontologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.