Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Bellozi, Paula Maria Quaglio | - |
dc.contributor.author | Silva, Ana Beatriz Conceição da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Beatriz Conceição da. Avanços na compreensão da fisiopatologia do TDAH, tratamento e correlação com transtorno de uso de substâncias. 2024. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do
neurodesenvolvimento que atinge cerca de 7,6% das crianças até 12 anos. É caracterizado por
sintomas de desatenção e/ou hiperatividade. A fisiopatologia do transtorno é multifatorial, não
possuindo uma única causa universal. Uma das principais teorias sobre a causa do TDAH
envolve o sistema dopaminérgico, responsável pela regulação de diversas funções cerebrais.
Essa teoria é apoiada por estudos com modelos animais e estudos farmacológicos baseados no
tratamento do transtorno com estimulantes. Ademais, a causa do transtorno também pode ser
atrelada a fatores genéticos e ambientais. Ainda que não tenha sido identificado um gene
específico cuja alteração leve ao aparecimento do transtorno, o TDAH possui um alto potencial
de transferência hereditária. O diagnóstico do TDAH é feito a partir de informações advindas
dos responsáveis pela criança e do próprio indivíduo, podendo ser feito através do uso de escalas
de avaliação aplicadas pelo profissional responsável pelo diagnóstico. O tratamento é feito
principalmente com medicamentos estimulantes, mas outras classes farmacológicas, como os
inibidores seletivos da recaptação de noradrenalina (ISRN) e os agonistas alfa-2 adrenérgicos
também podem ser utilizadas. O uso de substâncias é um problema mundial, bem como o
transtorno por uso de substâncias (TUS), que acomete números crescentes de indivíduos nos
últimos anos. O TUS é uma doença crônica relacionada ao sistema mesolímbico de recompensa,
na qual neurônios dopaminérgicos são responsáveis pela sensação prazerosa causada da droga.
A correlação entre o TDAH e o TUS tem sido bastante estudada, indicando que pacientes com
TDAH possuem maior risco de desenvolver TUS e que há uma alta prevalência de TDAH em
pacientes já diagnosticados com TUS. A relação neurobiológica entre os transtornos estuda a
impulsividade presente em ambos, bem como fatores genéticos comuns. O tratamento do
TDAH em pacientes com TUS pode ser feito com medicamentos estimulantes de liberação
prolongada, diminuído assim o potencial uso indevido das formulações de liberação imediata.
Esse tratamento, ainda na infância, reduz o risco de desenvolvimento de TUS ao longo da vida. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.title | Avanços na compreensão da fisiopatologia do TDAH, tratamento e correlação com transtorno de uso de substâncias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T15:31:41Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T15:31:41Z | - |
dc.date.submitted | 2024-07-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40008 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurodevelopmental disorder that
affects around 7.6% of children up to the age of 12. It is characterized by symptoms of
inattention and/or hyperactivity. The pathophysiology of the disorder is multifactorial, without
a single universal cause. One of the main theories about the cause of ADHD involves the
dopaminergic system, which is responsible for regulating various brain functions. This theory
is supported by studies with animal models and pharmacological studies based on the treatment
of the disorder with stimulants. Furthermore, the cause of the disorder can also be linked to
genetic and environmental factors. Although a specific gene for the disorder has not been
identified, ADHD has a high potential for hereditary transfer. The diagnosis of ADHD is based
on information provided by the child's caregivers and the individual themselves. It can be made
using assessment scales applied by the professional responsible for the diagnosis. The treatment
includes mainly stimulant medications, but there are other pharmacological classes that can be
used, such as selective noradrenaline reuptake inhibitors (SNRIs) and alpha-2 adrenergic
agonists. Both substance use and substance use disorder (SUD) are a worldwide problem, with
increasing numbers in recent years. SUD is a chronic disease related to the mesolimbic reward
system, in which dopaminergic neurons are responsible for the sensation of reward. The
correlation between ADHD and TUS has been studied extensively, indicating that patients with
ADHD have a higher risk to develop TUS and that there is a high prevalence of ADHD in
patients already diagnosed with TUS. The neurobiological relationship between the disorders
studies the impulsivity present in both, as well as common genetic factors. The treatment of
ADHD in patients with SUD can be done with prolonged-release stimulant medication, thus
reducing the potential misuse of immediate-release. This treatment during childhood reduces
the risk of developing SUD throughout life. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Farmácia - Campus Darcy Ribeiro
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