Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39986
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_HeltonDosSantosCardoso_tcc.pdf462,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Epistemologias emancipadoras no ensino superior : os casos da Licenciatura em Educação do Campo FUP-UnB e UFPR Litoral
Autor(es): Cardoso, Helton dos Santos
Orientador(es): Reck, Jair
Assunto: Educação do campo
Epistemologia
Data de apresentação: 24-Fev-2023
Data de publicação: 25-Set-2024
Referência: CARDOSO, Helton dos Santos. Epistemologias emancipadoras no ensino superior: os casos da Licenciatura em Educação do Campo FUP-UnB e UFPR Litoral. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo sobre as epistemologias de intencionalidade emancipatória desenvolvidas no ensino superior, especificamente no curso de Educação do Campo, na Universidade Federal do Paraná, setor Litoral, na cidade de Matinhos, e na Universidade de Brasília, no campus de Planaltina, Distrito Federal. A pesquisa é orientada pelo método comparativo qualitativo e utiliza os projetos político-pedagógicos de ambos os cursos, teses e artigos científicos sobre o tema, bem como a vivência do autor, como fontes para a coleta de dados. A base teórica é fundamentada nos estudos da universidade necessária de Darcy Ribeiro, na intencionalidade emancipatória de FAGUNDES, GUARESCHI e MENGARELLI, e na educação do campo de GUEDES e RECK. A pesquisa analisa as semelhanças e diferenças entre os projetos, com foco na promoção da emancipação humana e no desenvolvimento do senso crítico, visando à compreensão da correlação de forças dentro e fora da universidade, na luta por transformação. Com este estudo, espera-se promover a reflexão sobre a importância da troca de saberes para o progresso epistemológico nas instituições de ensino que adotam uma abordagem de intencionalidade emancipatória.
Abstract: This undergraduate thesis presents a study on epistemologies of emancipatory intentionality developed in higher education, specifically in the Field Education program at the Federal University of Paraná, Litoral sector, in the city of Matinhos, and at the University of Brasília, in the Planaltina campus, Federal District. The research is guided by the qualitative comparative method and uses the pedagogical political projects of both programs, theses, and scientific articles on the subject, as well as the author's personal experience, as sources for data collection. The theoretical foundation is based on Darcy Ribeiro's concept of the 'necessary university,' the emancipatory intentionality of FAGUNDES, GUARESCHI, and MENGARELLI, and rural education by GUEDES and RECK. The research analyzes the similarities and differences between the programs, with a focus on promoting human emancipation and the development of critical thinking, aiming to understand the correlation of forces within and outside the university in the struggle for transformation. With this study, we hope to encourage reflection on the importance of knowledge exchange for epistemological progress in educational institutions that adopt an emancipatory intentionality approach.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Habilitação em Linguagens, Artes e Literatura, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.