Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Reck, Jair | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Helton dos Santos | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Helton dos Santos. Epistemologias emancipadoras no ensino superior: os casos da Licenciatura em Educação do Campo FUP-UnB e UFPR Litoral. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Habilitação em Linguagens, Artes e Literatura, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo sobre as epistemologias
de intencionalidade emancipatória desenvolvidas no ensino superior,
especificamente no curso de Educação do Campo, na Universidade Federal do
Paraná, setor Litoral, na cidade de Matinhos, e na Universidade de Brasília, no
campus de Planaltina, Distrito Federal. A pesquisa é orientada pelo método
comparativo qualitativo e utiliza os projetos político-pedagógicos de ambos os cursos,
teses e artigos científicos sobre o tema, bem como a vivência do autor, como fontes
para a coleta de dados. A base teórica é fundamentada nos estudos da
universidade necessária de Darcy Ribeiro, na intencionalidade emancipatória de
FAGUNDES, GUARESCHI e MENGARELLI, e na educação do campo de GUEDES
e RECK. A pesquisa analisa as semelhanças e diferenças entre os projetos, com
foco na promoção da emancipação humana e no desenvolvimento do senso crítico,
visando à compreensão da correlação de forças dentro e fora da universidade, na
luta por transformação. Com este estudo, espera-se promover a reflexão sobre a
importância da troca de saberes para o progresso epistemológico nas instituições de
ensino que adotam uma abordagem de intencionalidade emancipatória. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Epistemologia | pt_BR |
dc.title | Epistemologias emancipadoras no ensino superior : os casos da Licenciatura em Educação do Campo FUP-UnB e UFPR Litoral | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-25T13:26:20Z | - |
dc.date.available | 2024-09-25T13:26:20Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-24 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39986 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This undergraduate thesis presents a study on epistemologies of emancipatory
intentionality developed in higher education, specifically in the Field Education
program at the Federal University of Paraná, Litoral sector, in the city of Matinhos,
and at the University of Brasília, in the Planaltina campus, Federal District. The
research is guided by the qualitative comparative method and uses the pedagogical
political projects of both programs, theses, and scientific articles on the subject, as
well as the author's personal experience, as sources for data collection. The
theoretical foundation is based on Darcy Ribeiro's concept of the 'necessary
university,' the emancipatory intentionality of FAGUNDES, GUARESCHI, and
MENGARELLI, and rural education by GUEDES and RECK. The research analyzes
the similarities and differences between the programs, with a focus on promoting
human emancipation and the development of critical thinking, aiming to understand
the correlation of forces within and outside the university in the struggle for
transformation. With this study, we hope to encourage reflection on the importance of
knowledge exchange for epistemological progress in educational institutions that
adopt an emancipatory intentionality approach. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura
|