Título: | Atividades lúdicas como prática de alfabetização e letramento para jovens e adultos da Comunidade Diadema/ Ribeirão, Teresina de Goiás |
Autor(es): | Sousa, Cidarlene Faria de |
Orientador(es): | Sousa, Rosineide Magalhães de |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Atividades lúdicas |
Data de apresentação: | 12-Dez-2023 |
Data de publicação: | 25-Set-2024 |
Referência: | SOUSA, Cidarlene Faria de. Atividades lúdicas como prática de alfabetização e letramento para jovens e adultos da Comunidade Diadema/ Ribeirão, Teresina de Goiás. 2023. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2023. |
Resumo: | A presente pesquisa de conclusão de curso trata do lúdico como processo educativo e
forma de alfabetização e letramento de jovens e adultos. Tem como objetivos;
estabelecer um diálogo entre os jovens quilombolas considerados analfabetos,
apresentando propostas de trabalho pedagógico com jogos educativos, músicas,
causos, danças e outros, para que a leitura e a escrita seja um meio de desenvolver
novos conhecimentos e ainda valorizar ainda mais a diversidade cultural local e o
desenvolvimento econômico e social, identificar quais as dificuldades relacionadas ao
aprendizado da leitura e da escrita e o porquê de os jovens da comunidade
Diadema/Ribeirão desistem dos estudos, apresentar metodologias e estratégias de
ensino para o processo de letramento, através de atividades lúdicas tais como jogos
educativos, projetos de leituras, músicas cantada (cantigas locais), danças, causos e
ainda verificar se as atividades lúdicas favoreceram de forma significativa o processo de
leitura e escrita. Considerando que as atividades lúdicas promovem interação,
memorização, participação de forma prazerosa, podendo desenvolver e aprofundar os
conhecimentos intelectuais dos jovens e adultos de forma divertida, estabelecendo
relações sociais, interações com trocas de experiências e capacidade melhoria do
raciocínio na solução de problemas, na leitura e na escrita. É uma pesquisa bibliográfica
sobre a temática em destaque baseada nas concepções de diversos autores como
Marques (2023), Mortati (2004), Monteiro (2010), Morais (2010), Sali (2023), Sandini
(2023), Santin (2023), Soares (2011), Kleiman (2011), entre outros por meio de estudos
em livros, artigos científicos, revistas eletrônicas sobre os assuntos tratados e breve
apresentações de propostas pedagógicas que poderão ser mediadas juntos aos alunos. |
Abstract: | This course conclusion research deals with play as an educational process and a form
of literacy and literacy for young people and adults. It aims to; establish a dialogue
between young quilombolas considered illiterate, presenting proposals for pedagogical
work with educational games, songs, stories, dances and others, so that reading and
writing is a means of developing new knowledge and also valuing even more the local
cultural diversity and economic and social development, identifying the difficulties related
to learning to read and write and why the young people of the Diadema/Ribeirão
community.They give up their studies, present teaching methodologies and strategies for
the literacy process, through playful activities such as educational games, reading
projects, sung songs (local songs), dances, stories, and also verify if the playful activities
significantly favored the reading and writing process. Considering that playful activities
promote interaction, memorization, participation in a pleasurable way, being able to
develop and deepen the intellectual knowledge of young people and adults in a fun way,
establishing social relationships, interactions with exchanges of experiences and the
ability to improve reasoning in problem solving, reading and writing. It is a bibliographic
research on the highlighted theme based on the conceptions of several authors such as
Marques (2023), Mortati (2004), Monteiro (2010), Morais (2010), Sali (2023), Sandini
(2023), Santin (2023), Soares (2011), Kleiman (2011, among others through studies in
books, scientific articles, electronic journals on the subjects dealt with and brief
presentations of pedagogical proposals that can be mediated together with students. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Habilitação em Linguagens, Artes e Literatura, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.