Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39983
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CidarleneFariaDeSousa_tcc.pdf444,63 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSousa, Rosineide Magalhães de-
dc.contributor.authorSousa, Cidarlene Faria de-
dc.identifier.citationSOUSA, Cidarlene Faria de. Atividades lúdicas como prática de alfabetização e letramento para jovens e adultos da Comunidade Diadema/ Ribeirão, Teresina de Goiás. 2023. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Habilitação em Linguagens, Artes e Literatura, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa de conclusão de curso trata do lúdico como processo educativo e forma de alfabetização e letramento de jovens e adultos. Tem como objetivos; estabelecer um diálogo entre os jovens quilombolas considerados analfabetos, apresentando propostas de trabalho pedagógico com jogos educativos, músicas, causos, danças e outros, para que a leitura e a escrita seja um meio de desenvolver novos conhecimentos e ainda valorizar ainda mais a diversidade cultural local e o desenvolvimento econômico e social, identificar quais as dificuldades relacionadas ao aprendizado da leitura e da escrita e o porquê de os jovens da comunidade Diadema/Ribeirão desistem dos estudos, apresentar metodologias e estratégias de ensino para o processo de letramento, através de atividades lúdicas tais como jogos educativos, projetos de leituras, músicas cantada (cantigas locais), danças, causos e ainda verificar se as atividades lúdicas favoreceram de forma significativa o processo de leitura e escrita. Considerando que as atividades lúdicas promovem interação, memorização, participação de forma prazerosa, podendo desenvolver e aprofundar os conhecimentos intelectuais dos jovens e adultos de forma divertida, estabelecendo relações sociais, interações com trocas de experiências e capacidade melhoria do raciocínio na solução de problemas, na leitura e na escrita. É uma pesquisa bibliográfica sobre a temática em destaque baseada nas concepções de diversos autores como Marques (2023), Mortati (2004), Monteiro (2010), Morais (2010), Sali (2023), Sandini (2023), Santin (2023), Soares (2011), Kleiman (2011), entre outros por meio de estudos em livros, artigos científicos, revistas eletrônicas sobre os assuntos tratados e breve apresentações de propostas pedagógicas que poderão ser mediadas juntos aos alunos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.titleAtividades lúdicas como prática de alfabetização e letramento para jovens e adultos da Comunidade Diadema/ Ribeirão, Teresina de Goiáspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-25T12:21:35Z-
dc.date.available2024-09-25T12:21:35Z-
dc.date.submitted2023-12-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39983-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This course conclusion research deals with play as an educational process and a form of literacy and literacy for young people and adults. It aims to; establish a dialogue between young quilombolas considered illiterate, presenting proposals for pedagogical work with educational games, songs, stories, dances and others, so that reading and writing is a means of developing new knowledge and also valuing even more the local cultural diversity and economic and social development, identifying the difficulties related to learning to read and write and why the young people of the Diadema/Ribeirão community.They give up their studies, present teaching methodologies and strategies for the literacy process, through playful activities such as educational games, reading projects, sung songs (local songs), dances, stories, and also verify if the playful activities significantly favored the reading and writing process. Considering that playful activities promote interaction, memorization, participation in a pleasurable way, being able to develop and deepen the intellectual knowledge of young people and adults in a fun way, establishing social relationships, interactions with exchanges of experiences and the ability to improve reasoning in problem solving, reading and writing. It is a bibliographic research on the highlighted theme based on the conceptions of several authors such as Marques (2023), Mortati (2004), Monteiro (2010), Morais (2010), Sali (2023), Sandini (2023), Santin (2023), Soares (2011), Kleiman (2011, among others through studies in books, scientific articles, electronic journals on the subjects dealt with and brief presentations of pedagogical proposals that can be mediated together with students.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.