Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39974
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_MariaRitaSilvaSantiago_tcc.pdf534,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso de filmes em aulas de ciências : um meio de abordar explicitamente natureza da ciência
Autor(es): Santiago, Maria Rita da Silva
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Filmes - uso na educação
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 4-Ago-2024
Data de publicação: 24-Set-2024
Referência: SANTIAGO, Maria Rita da Silva. O uso de filmes em aulas de ciências: um meio de abordar explicitamente natureza da ciência. 2024. 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo apresentar como os filmes têm sido inseridos nas salas de aula de Ciência, se possuem o intuito de abordar explicitamente Natureza da Ciência (NdC) e se não, como poderiam. Para basear a pesquisa, iniciamos com um levantamento bibliográfico para compreender o que diz a literatura a respeito do uso do cinema no âmbito educacional. Por meio dos bancos de dados escolhidos, Capes e Atas do Enpec, utilizamos de critérios para determinar os estudos que fariam parte do corpus: trabalhos publicados entre 2011 e 2023, que desenvolveram, em sala de aula de Ciências, uma sequência ou momento didático que fizesse uso de filmes. Observa-se que, dos oito trabalhos selecionados, apenas quatro discutem NdC, ainda assim, não abordam de forma explícita com os alunos. Fizemos então, o uso da ferramenta MoCEC v.2, para identificar nos trabalhos analisados, aspectos da natureza do conhecimento que poderiam ser abordados explicitamente por meio dos filmes exibidos. Encontramos aspectos de variadas áreas do conhecimento. Concluímos, portanto, que é possível aplicar uma abordagem explícita de Natureza da Ciência por meio dos filmes, se esse for o objetivo do professor. Buscamos com esse trabalho, contribuir para que o(a) professor(a) tenha uma base de conhecimento para analisar as possibilidades que o filme pode proporcionar se usado, cautelosamente, como recurso didático. Sendo uma delas, levar para os estudantes uma visão mais ampla de Ciência, compreendendo sua natureza e o processo de construção do conhecimento científico, podendo este, ser um caminho para alfabetização científica, colaborando para uma sociedade com cidadãos mais ativos e capazes de tomar decisões com maior criticidade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.