Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39974
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_MariaRitaSilvaSantiago_tcc.pdf534,42 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMachado, Patrícia Fernandes Lootens-
dc.contributor.authorSantiago, Maria Rita da Silva-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Maria Rita da Silva. O uso de filmes em aulas de ciências: um meio de abordar explicitamente natureza da ciência. 2024. 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo apresentar como os filmes têm sido inseridos nas salas de aula de Ciência, se possuem o intuito de abordar explicitamente Natureza da Ciência (NdC) e se não, como poderiam. Para basear a pesquisa, iniciamos com um levantamento bibliográfico para compreender o que diz a literatura a respeito do uso do cinema no âmbito educacional. Por meio dos bancos de dados escolhidos, Capes e Atas do Enpec, utilizamos de critérios para determinar os estudos que fariam parte do corpus: trabalhos publicados entre 2011 e 2023, que desenvolveram, em sala de aula de Ciências, uma sequência ou momento didático que fizesse uso de filmes. Observa-se que, dos oito trabalhos selecionados, apenas quatro discutem NdC, ainda assim, não abordam de forma explícita com os alunos. Fizemos então, o uso da ferramenta MoCEC v.2, para identificar nos trabalhos analisados, aspectos da natureza do conhecimento que poderiam ser abordados explicitamente por meio dos filmes exibidos. Encontramos aspectos de variadas áreas do conhecimento. Concluímos, portanto, que é possível aplicar uma abordagem explícita de Natureza da Ciência por meio dos filmes, se esse for o objetivo do professor. Buscamos com esse trabalho, contribuir para que o(a) professor(a) tenha uma base de conhecimento para analisar as possibilidades que o filme pode proporcionar se usado, cautelosamente, como recurso didático. Sendo uma delas, levar para os estudantes uma visão mais ampla de Ciência, compreendendo sua natureza e o processo de construção do conhecimento científico, podendo este, ser um caminho para alfabetização científica, colaborando para uma sociedade com cidadãos mais ativos e capazes de tomar decisões com maior criticidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordFilmes - uso na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.titleO uso de filmes em aulas de ciências : um meio de abordar explicitamente natureza da ciênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T19:03:04Z-
dc.date.available2024-09-24T19:03:04Z-
dc.date.submitted2024-08-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39974-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.