Título: | O uso de filmes em aulas de ciências : um meio de abordar explicitamente natureza da ciência |
Autor(es): | Santiago, Maria Rita da Silva |
Orientador(es): | Machado, Patrícia Fernandes Lootens |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Filmes - uso na educação Química - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 4-Ago-2024 |
Data de publicação: | 24-Set-2024 |
Referência: | SANTIAGO, Maria Rita da Silva. O uso de filmes em aulas de ciências: um meio de abordar explicitamente natureza da ciência. 2024. 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo apresentar como os filmes têm sido inseridos nas salas
de aula de Ciência, se possuem o intuito de abordar explicitamente Natureza da Ciência (NdC)
e se não, como poderiam. Para basear a pesquisa, iniciamos com um levantamento bibliográfico
para compreender o que diz a literatura a respeito do uso do cinema no âmbito educacional. Por
meio dos bancos de dados escolhidos, Capes e Atas do Enpec, utilizamos de critérios para
determinar os estudos que fariam parte do corpus: trabalhos publicados entre 2011 e 2023, que
desenvolveram, em sala de aula de Ciências, uma sequência ou momento didático que fizesse
uso de filmes. Observa-se que, dos oito trabalhos selecionados, apenas quatro discutem NdC,
ainda assim, não abordam de forma explícita com os alunos. Fizemos então, o uso da ferramenta
MoCEC v.2, para identificar nos trabalhos analisados, aspectos da natureza do conhecimento
que poderiam ser abordados explicitamente por meio dos filmes exibidos. Encontramos
aspectos de variadas áreas do conhecimento. Concluímos, portanto, que é possível aplicar uma
abordagem explícita de Natureza da Ciência por meio dos filmes, se esse for o objetivo do
professor. Buscamos com esse trabalho, contribuir para que o(a) professor(a) tenha uma base
de conhecimento para analisar as possibilidades que o filme pode proporcionar se usado,
cautelosamente, como recurso didático. Sendo uma delas, levar para os estudantes uma visão
mais ampla de Ciência, compreendendo sua natureza e o processo de construção do
conhecimento científico, podendo este, ser um caminho para alfabetização científica,
colaborando para uma sociedade com cidadãos mais ativos e capazes de tomar decisões com
maior criticidade. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.