Título: | Estudo de técnicas de identificação de sistemas para dinâmica veicular aplicada em controle de estabilidade |
Autor(es): | Ruffo, Lygia Paloma Calado |
Orientador(es): | Pinto, André Murilo de Almeida |
Coorientador(es): | Silva, Rafael Rodrigues da |
Assunto: | Dinâmica veicular Identificação de sistemas Correlação (Estatística) |
Data de apresentação: | 15-Dez-2023 |
Data de publicação: | 24-Set-2024 |
Referência: | RUFFO, Lygia Paloma Calado. Estudo de técnicas de identificação de sistemas para dinâmica veicular aplicada em controle de estabilidade. 2023. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A identificação de sistemas desempenha um papel fundamental no estudo e compreensão da dinâmica de veículos. Este trabalho, busca desenvolver um modelo matemático
preciso que seja capaz de descrever com fidelidade o comportamento dinâmico de um
veículo, visando sua aplicação em um sistema de controle de estabilidade em malha fechada (ESC). Para alcançar esse objetivo, foi utilizando a técnica de identificação em
caixa preta, fazendo uso da ferramenta System Identification Toolbox disponível no software MatLab. A identificação do modelo foi realizada utilizando dados de simulação de
um veículo real inserido no ambiente do VI-CarRealTime. Essa abordagem permitiu obter uma representação precisa e abrangente da dinâmica veicular, considerando diversos
cenários de operação. Para garantir uma correlação adequada, foi necessário estabelecer
a correspondência entre o modelo identificado e o modelo computacional consolidado do
VI-CarRealTime. É possível, ainda, utilizar modelos mais simples obtidos por meio da
identificação para estudos e validações do veículo, em substituição a modelos complexos
como aquele presente no VI-CarRealTime. Além disso, a identificação mostrou sua capacidade de obter resultados realistas mesmo na ausência de informações prévias sobre os
parâmetros do veículo, o que evidencia sua aplicabilidade em situações práticas. |
Abstract: | A identificação de sistemas desempenha um papel fundamental no estudo e compreensão da dinâmica de veículos. Este trabalho, busca desenvolver um modelo matemático
preciso que seja capaz de descrever com fidelidade o comportamento dinâmico de um
veículo, visando sua aplicação em um sistema de controle de estabilidade em malha fechada
(ESC). Para alcançar esse objetivo, foi utilizando a técnica de identificação em caixa preta,
fazendo uso da ferramenta System Identification Toolbox disponível no software MatLab.
A identificação do modelo foi realizada utilizando dados de simulação de um veículo real
inserido no ambiente do VI-CarRealTime. Essa abordagem permitiu obter uma representação precisa e abrangente da dinâmica veicular, considerando diversos cenários de operação. Para garantir uma correlação adequada, foi necessário estabelecer a correspondência
entre o modelo identificado e o modelo computacional consolidado do VI-CarRealTime.
É possível, ainda, utilizar modelos mais simples obtidos por meio da identificação para
estudos e validações do veículo, em substituição a modelos complexos como aquele presente no VI-CarRealTime. Além disso, a identificação mostrou sua capacidade de obter
resultados realistas mesmo na ausência de informações prévias sobre os parâmetros do
veículo, o que evidencia sua aplicabilidade em situações práticas |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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