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dc.contributor.advisorPinto, André Murilo de Almeida-
dc.contributor.authorRuffo, Lygia Paloma Calado-
dc.identifier.citationRUFFO, Lygia Paloma Calado. Estudo de técnicas de identificação de sistemas para dinâmica veicular aplicada em controle de estabilidade. 2023. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA identificação de sistemas desempenha um papel fundamental no estudo e compreensão da dinâmica de veículos. Este trabalho, busca desenvolver um modelo matemático preciso que seja capaz de descrever com fidelidade o comportamento dinâmico de um veículo, visando sua aplicação em um sistema de controle de estabilidade em malha fechada (ESC). Para alcançar esse objetivo, foi utilizando a técnica de identificação em caixa preta, fazendo uso da ferramenta System Identification Toolbox disponível no software MatLab. A identificação do modelo foi realizada utilizando dados de simulação de um veículo real inserido no ambiente do VI-CarRealTime. Essa abordagem permitiu obter uma representação precisa e abrangente da dinâmica veicular, considerando diversos cenários de operação. Para garantir uma correlação adequada, foi necessário estabelecer a correspondência entre o modelo identificado e o modelo computacional consolidado do VI-CarRealTime. É possível, ainda, utilizar modelos mais simples obtidos por meio da identificação para estudos e validações do veículo, em substituição a modelos complexos como aquele presente no VI-CarRealTime. Além disso, a identificação mostrou sua capacidade de obter resultados realistas mesmo na ausência de informações prévias sobre os parâmetros do veículo, o que evidencia sua aplicabilidade em situações práticas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDinâmica veicularpt_BR
dc.subject.keywordIdentificação de sistemaspt_BR
dc.subject.keywordCorrelação (Estatística)pt_BR
dc.titleEstudo de técnicas de identificação de sistemas para dinâmica veicular aplicada em controle de estabilidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T18:19:12Z-
dc.date.available2024-09-24T18:19:12Z-
dc.date.submitted2023-12-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39965-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoSilva, Rafael Rodrigues da-
dc.description.abstract1A identificação de sistemas desempenha um papel fundamental no estudo e compreensão da dinâmica de veículos. Este trabalho, busca desenvolver um modelo matemático preciso que seja capaz de descrever com fidelidade o comportamento dinâmico de um veículo, visando sua aplicação em um sistema de controle de estabilidade em malha fechada (ESC). Para alcançar esse objetivo, foi utilizando a técnica de identificação em caixa preta, fazendo uso da ferramenta System Identification Toolbox disponível no software MatLab. A identificação do modelo foi realizada utilizando dados de simulação de um veículo real inserido no ambiente do VI-CarRealTime. Essa abordagem permitiu obter uma representação precisa e abrangente da dinâmica veicular, considerando diversos cenários de operação. Para garantir uma correlação adequada, foi necessário estabelecer a correspondência entre o modelo identificado e o modelo computacional consolidado do VI-CarRealTime. É possível, ainda, utilizar modelos mais simples obtidos por meio da identificação para estudos e validações do veículo, em substituição a modelos complexos como aquele presente no VI-CarRealTime. Além disso, a identificação mostrou sua capacidade de obter resultados realistas mesmo na ausência de informações prévias sobre os parâmetros do veículo, o que evidencia sua aplicabilidade em situações práticaspt_BR
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