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Título: O exercício da “liberdade” pelo movimento : educação física na rotina de adolescentes em execução de medida socioeducativa nas unidades do Distrito Federal
Autor(es): Sousa, Simone Corrêa de
Orientador(es): Ribeiro, Leonardo Lamas Leandro
Assunto: Medidas socioeducativas
Exercícios físicos
Socioeducação
Adolescentes infratores
Data de apresentação: 19-Ago-2024
Data de publicação: 24-Set-2024
Referência: SOUSA, Simone Corrêa de. O exercício da “liberdade” pelo movimento: educação física na rotina de adolescentes em execução de medida socioeducativa nas Unidades do Distrito Federal. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esse trabalho se volta ao contexto da socioeducação no Brasil e como a Educação Física pode somar a esse processo. Apresentamos o movimento como uma possibilidade de acesso à liberdade, ainda que em situação de privação física, alcançada em atividades que mantém o corpo ativo, o pensamento, as emoções e o espírito autônomos e livres. A revisão bibliográfica trata-se de uma investigação interdisciplinar em áreas que se somam ao tema, em especial a Educação Física e Direito Penal, nos campos de estudo do esporte, lazer, políticas públicas, filosofia e sociologia. Como resultado, sugerimos que a Educação Física na socioeducação seja adotada de forma holística, integrando as dimensões física, cognitiva, afetiva, sócio-histórico-cultural, emocional e espiritual para que se alcance o desenvolvimento integral desses jovens, considerando-os em sua totalidade e como indivíduos em formação, tornando o ensino da disciplina um método pedagógico democrático e à disposição destes, independentemente de aptidões, o que pode ser mais eficiente no suporte à ressocialização e posterior reinserção de adolescentes na sociedade após o cumprimento de medida socioeducativa
Abstract: This final paper focuses in Brazil socio-educational context, and the ways Physical Education can contribute in this field. Body moviment is presented as a possibility to experiment freedom sensation, even in a situation of physical deprivation. Working out can keep the body active and also bring a sense of freedom that unlock thought, emotions and an independent spirit. The literature review indicates interdisciplinary investigation on the topic, considering different point of view, especially Physical Education and Criminal Law, integrating sports, leisure, public policies, philosophy and sociology. As a result, Physical Education activities are recommended as an important subject to strengthen the sense of self in an integrated body, with cognitive, affective, cultural and historical dimensions, as well as spiritual and social. The full development to be achieved by young offenders consider their entirely composition, and unfinished sense of self, and physical activities can contribute to the understanding of discipline as a pedagogical democratic method available, regardless their body expertise. It can be more effective to encourage ressocialization and subsequent reintegration into society, after the socio-educational measures of deprivation and restriction of liberty have been carried out.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024.
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