Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39963
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_SimoneCorreaDeSousa_tcc.pdf583,6 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRibeiro, Leonardo Lamas Leandro-
dc.contributor.authorSousa, Simone Corrêa de-
dc.identifier.citationSOUSA, Simone Corrêa de. O exercício da “liberdade” pelo movimento: educação física na rotina de adolescentes em execução de medida socioeducativa nas Unidades do Distrito Federal. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho se volta ao contexto da socioeducação no Brasil e como a Educação Física pode somar a esse processo. Apresentamos o movimento como uma possibilidade de acesso à liberdade, ainda que em situação de privação física, alcançada em atividades que mantém o corpo ativo, o pensamento, as emoções e o espírito autônomos e livres. A revisão bibliográfica trata-se de uma investigação interdisciplinar em áreas que se somam ao tema, em especial a Educação Física e Direito Penal, nos campos de estudo do esporte, lazer, políticas públicas, filosofia e sociologia. Como resultado, sugerimos que a Educação Física na socioeducação seja adotada de forma holística, integrando as dimensões física, cognitiva, afetiva, sócio-histórico-cultural, emocional e espiritual para que se alcance o desenvolvimento integral desses jovens, considerando-os em sua totalidade e como indivíduos em formação, tornando o ensino da disciplina um método pedagógico democrático e à disposição destes, independentemente de aptidões, o que pode ser mais eficiente no suporte à ressocialização e posterior reinserção de adolescentes na sociedade após o cumprimento de medida socioeducativapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subject.keywordExercícios físicospt_BR
dc.subject.keywordSocioeducaçãopt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes infratorespt_BR
dc.titleO exercício da “liberdade” pelo movimento : educação física na rotina de adolescentes em execução de medida socioeducativa nas unidades do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T18:04:47Z-
dc.date.available2024-09-24T18:04:47Z-
dc.date.submitted2024-08-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39963-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This final paper focuses in Brazil socio-educational context, and the ways Physical Education can contribute in this field. Body moviment is presented as a possibility to experiment freedom sensation, even in a situation of physical deprivation. Working out can keep the body active and also bring a sense of freedom that unlock thought, emotions and an independent spirit. The literature review indicates interdisciplinary investigation on the topic, considering different point of view, especially Physical Education and Criminal Law, integrating sports, leisure, public policies, philosophy and sociology. As a result, Physical Education activities are recommended as an important subject to strengthen the sense of self in an integrated body, with cognitive, affective, cultural and historical dimensions, as well as spiritual and social. The full development to be achieved by young offenders consider their entirely composition, and unfinished sense of self, and physical activities can contribute to the understanding of discipline as a pedagogical democratic method available, regardless their body expertise. It can be more effective to encourage ressocialization and subsequent reintegration into society, after the socio-educational measures of deprivation and restriction of liberty have been carried out.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.