Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Leonardo Lamas Leandro | - |
dc.contributor.author | Sousa, Simone Corrêa de | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Simone Corrêa de. O exercício da “liberdade” pelo movimento: educação física na rotina de
adolescentes em execução de medida socioeducativa nas Unidades do Distrito Federal. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho se volta ao contexto da socioeducação no Brasil e como a Educação Física
pode somar a esse processo. Apresentamos o movimento como uma possibilidade de
acesso à liberdade, ainda que em situação de privação física, alcançada em atividades que
mantém o corpo ativo, o pensamento, as emoções e o espírito autônomos e livres.
A revisão bibliográfica trata-se de uma investigação interdisciplinar em áreas que se
somam ao tema, em especial a Educação Física e Direito Penal, nos campos de estudo do
esporte, lazer, políticas públicas, filosofia e sociologia. Como resultado, sugerimos que a
Educação Física na socioeducação seja adotada de forma holística, integrando as
dimensões física, cognitiva, afetiva, sócio-histórico-cultural, emocional e espiritual para
que se alcance o desenvolvimento integral desses jovens, considerando-os em sua
totalidade e como indivíduos em formação, tornando o ensino da disciplina um método
pedagógico democrático e à disposição destes, independentemente de aptidões, o que
pode ser mais eficiente no suporte à ressocialização e posterior reinserção de adolescentes
na sociedade após o cumprimento de medida socioeducativa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Medidas socioeducativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exercícios físicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Socioeducação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes infratores | pt_BR |
dc.title | O exercício da “liberdade” pelo movimento : educação física na rotina de adolescentes em execução de medida socioeducativa nas unidades do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-24T18:04:47Z | - |
dc.date.available | 2024-09-24T18:04:47Z | - |
dc.date.submitted | 2024-08-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39963 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This final paper focuses in Brazil socio-educational context, and the ways Physical
Education can contribute in this field. Body moviment is presented as a possibility to
experiment freedom sensation, even in a situation of physical deprivation. Working out
can keep the body active and also bring a sense of freedom that unlock thought, emotions
and an independent spirit.
The literature review indicates interdisciplinary investigation on the topic, considering
different point of view, especially Physical Education and Criminal Law, integrating
sports, leisure, public policies, philosophy and sociology. As a result, Physical Education
activities are recommended as an important subject to strengthen the sense of self in an
integrated body, with cognitive, affective, cultural and historical dimensions, as well as
spiritual and social. The full development to be achieved by young offenders consider
their entirely composition, and unfinished sense of self, and physical activities can
contribute to the understanding of discipline as a pedagogical democratic method
available, regardless their body expertise. It can be more effective to encourage
ressocialization and subsequent reintegration into society, after the socio-educational
measures of deprivation and restriction of liberty have been carried out. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|