Título: | Desafios e perspectivas : uma revisão narrativa do desinteresse dos estudantes nas aulas de educação física no ensino médio |
Autor(es): | França, Marcelo Brito de |
Orientador(es): | Amaro, Rosana |
Assunto: | Educação física (Ensino médio) Pedagogia - prática |
Data de apresentação: | 23-Ago-2024 |
Data de publicação: | 24-Set-2024 |
Referência: | FRANÇA, Marcelo Brito de. Desafios e perspectivas: uma revisão narrativa do desinteresse dos estudantes nas aulas de educação física no ensino médio. 2024. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo investigar as causas que levam ao desinteresse dos estudantes
do ensino médio pela disciplina de Educação Física. Utilizando uma abordagem qualitativa e
uma revisão narrativa da literatura científica, buscou-se descrever as possíveis causas
motivacionais que influenciam o interesse dos estudantes; verificar a relevância e a
atratividade dos conteúdos abordados nas aulas de Educação Física; e explorar a influência do
ambiente escolar, incluindo a infraestrutura, no engajamento dos estudantes. Os resultados
indicam que a falta de variedade e contextualização dos conteúdos, práticas pedagógicas
inadequadas e a infraestrutura escolar são fatores que contribuem para o desinteresse.
Percebe-se que uma maior diversidade de conteúdos e métodos pedagógicos, aliados a
melhorias na infraestrutura escolar, poderiam tornar a Educação Física mais atrativa e
relevante para os estudantes, promovendo um maior engajamento e participação nas
atividades físicas escolares. |
Abstract: | This study aimed to investigate the causes leading to high school students' disinterest in the
Physical Education subject. Using a qualitative approach and a narrative review of the
scientific literature, it sought to describe the possible motivational causes that influence
students' interest; to verify the relevance and attractiveness of the content covered in Physical
Education classes; and to explore the influence of the school environment, including
infrastructure, on student engagement. The results indicate that the lack of variety and
contextualization of the content, inadequate teaching practices, and school infrastructure are
factors that contribute to the disinterest. It is perceived that a greater diversity of content and
teaching methods, coupled with improvements in school infrastructure, could make Physical
Education more attractive and relevant to students, promoting greater engagement and
participation in school physical activities. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.