Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39942
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AntonioRegisJunielsonLimaDuarte_tcc.pdf689,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Da parceria entre a universidade pública e governo federal : acompanhamento das ações de formação de capacidades no âmbito do projeto GOVFUN-BR
Autor(es): Duarte, Antônio Régis Junielson Lima
Orientador(es): Ávila, Mário Lúcio de
Assunto: Capacitação profissional
Universidade de Brasília (UnB)
Governança
Data de apresentação: 19-Jul-2023
Data de publicação: 22-Set-2024
Referência: DUARTE, Antônio Régis Junielson Lima. Da parceria entre a universidade pública e governo federal: acompanhamento das ações de formação de capacidades no âmbito do projeto GOVFUN-BR. 2023. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023.
Resumo: Sendo um modelo de ensino crescente, a modalidade de educação a distância (EAD) está cada vez mais presente no cotidiano da população, pois a mesma oferece muitos benefícios. Dentre eles, pode-se citar oportunidade de estudar quando e onde quiser. Dito isso, o presente trabalho tem como objetivo analisar os resultados das 6 (seis) capacitações EAD ofertadas por meio do Projeto Governança e Regularização fundiária em terras do INCRA e União nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste (GOVFUN-BR). O projeto é uma cooperação técnico-científica e institucional entre a diretoria de ordenamento fundiário do instituto Nacional de colonização agrária (INCRA) e a Fundação Universidade de Brasília (FUB), por meio do Centro de Gestão e Inovação da Agricultura Familiar (CEGAFI-UnB). As capacitações são as seguintes: I- Ordenamento territorial e a questão ambiental no Brasil: atualizações ; II -Governança e regularização fundiária; III-Regularização ambiental e fundiária e desenvolvimento rural sustentável; IV-Governança Fundiária, Regularização e conflitos socioambientais; V- Regularização Fundiária e Meio Ambiente em Faixa de Fronteira e VI - Visão Crítica sobre Tecnologias no processo de Ordenamento Territorial no Espaço Rural - atualizações. Durante o estudo, foram feitas pesquisas sobre temas relacionados a faculdades públicas, GOVFUN-BR, Questão Fundiária no Brasil: Governança e Regularização e outros. Ademais, também foram feitas análises com bases em dados das 6 capacitações, obtidos via CEGAFI. Percebeu-se, ao longo do estudo, adesão maior em algumas capacitações com relação à outras, lacunas no entendimento do processo de inscrição nas capacitações, bem como uma necessidade de melhora na gestão do tempo para conclusão das capacitações.
Abstract: Being a growing type of teaching, the Distance Education is increasingly present in the daily life of the population, for it offers many benefits, from which one can mention the opportunity to study whenever and wherever one wants. The present paper aims to analyse the results of the 6 (six) Distance Learning Courses that are offered through the Governance and Land Regularisation Project in INCRA lands and Union in the South, Southeast, Midwest, and Northeast regions (GOVFUN-BR). The project is a technical-scientific and institutional cooperation between the land management department of the National Institute of Agrarian Colonization and the Brasilia Foundation University (FUB), through the Management Centre and Familiar Agriculture innovation. The training courses are as follows: I- Territorial ordering and the environmental issue in Brazil: updates; II - Governance and agrarian regularisation; III- Environmental and agrarian regularisation and sustainable rural development; IV- Agrarian Governance, Regularisation, and socio-environmental conflicts; V- Agrarian Regularization and Environment in the Border Strip and VI - Critical View on Technologies in the Territorial Ordering process in Rural Areas - updates. During the study, researches were carried out on topics related to public universities, GOVFUN-BR, Agrarian Issues in Brazil: Governance and Regularisation amongst others. Furthermore, analyses were also carried out based on data from the 6 training courses, they were obtained via CEGAFI. Note that throughout the study, there was a greater adherence in some trainings in relation to others, gaps in the understanding of the trainings registration process, as well as a need for improvement in time management to complete the trainings.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.