Título: | Motivação em atividades lúdicas : análise de trabalhos da revista Ludus Scientiae |
Autor(es): | Oliveira Filho, Kesley Queiroz de |
Orientador(es): | Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima |
Assunto: | Atividades lúdicas Ensino-aprendizagem Química - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 19-Dez-2023 |
Data de publicação: | 22-Set-2024 |
Referência: | OLIVEIRA FILHO, Kesley Queiroz de. Motivação em atividades lúdicas: análise de trabalhos da revista Ludus Scientiae. 2023. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Na tentativa de combater o desinteresse e a desmotivação na sala de aula, muitos
professores e pesquisadores recorrem às atividades lúdicas. Nelas, encontramos
alternativas ricas e com muitas potencialidades para o ensino e a aprendizagem. Mas
como os trabalhos e propostas de atividades lúdicas no contexto educacional abordam
a questão da motivação? Este trabalho tem como objetivo, a partir de um referencial
teórico motivacional, analisar como a motivação é abordada nos artigos publicados na
revista eletrônica Ludus Scientiae, uma revista brasileira que foca em trabalhos sobre
jogos e atividades lúdicas voltados para o Ensino de Ciências. A análise foi feita
segundo a análise de conteúdo de Bardin (2016), uma metodologia qualitativa que se
baseia na significação e categorização sistemática de elementos em um material. Os
indicadores escolhidos permitiram analisar e classificar os artigos quanto a: percepção
sobre a importância da motivação; elaboração sobre o conceito de motivação e o
caráter motivacional da atividade lúdica; o uso de referenciais teóricos sobre
motivação; o uso de relatos para afirmar o caráter motivacional da atividade; e o uso
de instrumentos para avaliar a motivação. A análise mostrou que, apesar da motivação
ser um tema presente na maioria dos trabalhos, ainda predominam trabalhos que não
explicitam a importância da motivação para o aprendizado, que não utilizam
instrumentos para avaliar a motivação, e que não utilizam referenciais de pesquisa em
motivação. Por outro lado, em alguns artigos da revista também foram identificadas
contribuições do uso de referencial teórico motivacional: Teoria da Autodeterminação
e classificação da motivação como intrínseca ou extrínseca. Por fim, salientamos que
o uso de referencial teórico sobre motivação na elaboração de atividades lúdicas pode
trazer contribuições tanto para pesquisas em motivação quanto em uso do lúdico no
ensino. Com esse olhar, esperamos que mais professores e pesquisadores
considerem a importância da motivação para o aprendizado e bem-estar dos alunos,
assim como a importância do uso dessas teorias da motivação na construção e
aprimoramento de atividades lúdicas, tornando-as mais motivadoras. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.