Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39935
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_KesleyQueirozDeOliveiraFilho_tcc.pdf625,24 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorToledo, Evelyn Jeniffer de Lima-
dc.contributor.authorOliveira Filho, Kesley Queiroz de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA FILHO, Kesley Queiroz de. Motivação em atividades lúdicas: análise de trabalhos da revista Ludus Scientiae. 2023. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNa tentativa de combater o desinteresse e a desmotivação na sala de aula, muitos professores e pesquisadores recorrem às atividades lúdicas. Nelas, encontramos alternativas ricas e com muitas potencialidades para o ensino e a aprendizagem. Mas como os trabalhos e propostas de atividades lúdicas no contexto educacional abordam a questão da motivação? Este trabalho tem como objetivo, a partir de um referencial teórico motivacional, analisar como a motivação é abordada nos artigos publicados na revista eletrônica Ludus Scientiae, uma revista brasileira que foca em trabalhos sobre jogos e atividades lúdicas voltados para o Ensino de Ciências. A análise foi feita segundo a análise de conteúdo de Bardin (2016), uma metodologia qualitativa que se baseia na significação e categorização sistemática de elementos em um material. Os indicadores escolhidos permitiram analisar e classificar os artigos quanto a: percepção sobre a importância da motivação; elaboração sobre o conceito de motivação e o caráter motivacional da atividade lúdica; o uso de referenciais teóricos sobre motivação; o uso de relatos para afirmar o caráter motivacional da atividade; e o uso de instrumentos para avaliar a motivação. A análise mostrou que, apesar da motivação ser um tema presente na maioria dos trabalhos, ainda predominam trabalhos que não explicitam a importância da motivação para o aprendizado, que não utilizam instrumentos para avaliar a motivação, e que não utilizam referenciais de pesquisa em motivação. Por outro lado, em alguns artigos da revista também foram identificadas contribuições do uso de referencial teórico motivacional: Teoria da Autodeterminação e classificação da motivação como intrínseca ou extrínseca. Por fim, salientamos que o uso de referencial teórico sobre motivação na elaboração de atividades lúdicas pode trazer contribuições tanto para pesquisas em motivação quanto em uso do lúdico no ensino. Com esse olhar, esperamos que mais professores e pesquisadores considerem a importância da motivação para o aprendizado e bem-estar dos alunos, assim como a importância do uso dessas teorias da motivação na construção e aprimoramento de atividades lúdicas, tornando-as mais motivadoras.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.subject.keywordEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.titleMotivação em atividades lúdicas : análise de trabalhos da revista Ludus Scientiaept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-22T11:53:49Z-
dc.date.available2024-09-22T11:53:49Z-
dc.date.submitted2023-12-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39935-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.