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dc.contributor.advisorCortez, Jheniffer Micheline-
dc.contributor.authorSantos, Marcelo Santana Torres dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Marcelo Santana Torres dos. Estudo de caso: um guia a partir dos pressupostos de Herreid. 2024. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2024.pt_BR
dc.description.abstractNas últimas décadas, algumas propostas de ensino de ciências voltadas para a Aprendizagem Baseada em Problemas surgiram, dentre as quais se destaca o método do estudo de caso, desenvolvido nos Estados Unidos e difundido no Brasil a partir da década de 2000 por diversos pesquisadores da área de ensino de ciências. Esta monografia apresenta uma revisão bibliográfica dos principais artigos publicados por Clyde Freeman Herreid no período de 1994 a 2013, com o intuito de responder as seguintes perguntas: “O que caracteriza o método estudo de caso para Herreid?” e “Como construir um bom estudo de caso para ser implementado em sala de aula?”. Foram selecionados dez artigos do autor no referido período com base no maior número de citações. Utilizamos a plataforma ResearchRabbit para análise e tratamento dos dados. A partir da análise, elencamos dez pressupostos citados por Herreid nos textos selecionados e classificamos cada um desses, como crucial, importante, neutro ou pouco relevante. Consideramos como crucial que um caso promova o pensamento crítico, tenha utilidade pedagógica e possua uma questão interessante e estimulante. É importante também que ele tenha um tema relevante para o leitor, crie empatia com os personagens centrais e seja polêmico. Classificamos como neutra a presença de diálogos, o tamanho do caso e que ele seja generalista. Em última instância, definimos que se passar nos últimos cinco anos é pouco relevante para a qualidade do caso. Como base nesse levantamento teórico, nos propomos a oferecer um material de apoio para que educadores, pesquisadores e demais profissionais da educação em ciências tenham uma base a respeito do método, bem como de quais caminhos trilhar para construir e/ou selecionar um bom estudo de caso.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.titleEstudo de caso : um guia a partir dos pressupostos de Herreidpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-22T11:12:11Z-
dc.date.available2024-09-22T11:12:11Z-
dc.date.submitted2024-03-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39934-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
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