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dc.contributor.advisorCortez, Jheniffer Micheline-
dc.contributor.authorFarias, Pedro Henrique Gomes-
dc.identifier.citationFARIAS, Pedro Henrique Gomes. A mudança de curso e dupla diplomação no Instituto de Química da Universidade de Brasília sob a perspectiva discente. 2023. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEm busca de alcançar melhor compreensão do corpo discente que compõe os cursos da área de Química da Universidade de Brasília, o presente trabalho tem como objetivo analisar que fatores, externos e internos à universidade, podem influenciar na escolha de mudança de curso ou dupla diplomação dos alunos dos cursos ofertados pelo Instituto de Química (Licenciatura em Química, Bacharelado em Química, Química Tecnológica e Engenharia Química) da Universidade de Brasília. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados um questionário, construído a partir de afirmações com base na Escala Likert, analisado com base na tabulação das respostas e cálculo do ranking médio, e uma entrevista semi-estruturada, analisada a partir da Análise Textual Discursiva. O questionário foi aplicado para alunos atualmente vinculados ao Instituto de Química da Universidade de Brasília, que já solicitaram ou tenham pretensão de solicitar o processo de mudança de curso ou dupla diplomação. Já a entrevista foi feita com uma parcela de estudantes convidados, que já passaram por tais procedimentos, e atualmente cursam Licenciatura em Química. Os resultados referentes ao questionário demonstraram que os motivos daqueles que optam pela dupla diplomação são mais ligados a fatores externos à universidade, já os motivos daqueles que cogitam a mudança de curso são oriundos, em sua maioria, de fatores internos à universidade. No que se refere às entrevistas, os resultados explicitam que a perspectiva profissional, a relação professor-aluno e as experiências com os cursos de origem e atuais, sejam negativas e/ou positivas, foram os fatores de maior impacto no momento de decisão dos estudantes que optaram tanto pela mudança de curso, como pela dupla diplomação. Apesar disso, tais resultados demonstram a necessidade de um aprofundamento na pesquisa em relação aos motivos de fenômenos como os aqui estudados, a fim de uma compreensão mais efetiva do corpo discente, para que estes não sejam negligenciados durante seu processo formativo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de química - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordDocência em formaçãopt_BR
dc.subject.keywordQuímica - dupla habilitaçãopt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.titleA mudança de curso e dupla diplomação no Instituto de Química da Universidade de Brasília sob a perspectiva discentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-22T10:48:25Z-
dc.date.available2024-09-22T10:48:25Z-
dc.date.submitted2023-12-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39933-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
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