Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cortez, Jheniffer Micheline | - |
dc.contributor.author | Farias, Pedro Henrique Gomes | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Pedro Henrique Gomes. A mudança de curso e dupla diplomação no Instituto de Química da Universidade de Brasília sob a perspectiva discente. 2023. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em busca de alcançar melhor compreensão do corpo discente que compõe os cursos da área
de Química da Universidade de Brasília, o presente trabalho tem como objetivo analisar que
fatores, externos e internos à universidade, podem influenciar na escolha de mudança de curso
ou dupla diplomação dos alunos dos cursos ofertados pelo Instituto de Química (Licenciatura
em Química, Bacharelado em Química, Química Tecnológica e Engenharia Química) da
Universidade de Brasília. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou-se como
instrumentos de coleta de dados um questionário, construído a partir de afirmações com base
na Escala Likert, analisado com base na tabulação das respostas e cálculo do ranking médio, e
uma entrevista semi-estruturada, analisada a partir da Análise Textual Discursiva. O
questionário foi aplicado para alunos atualmente vinculados ao Instituto de Química da
Universidade de Brasília, que já solicitaram ou tenham pretensão de solicitar o processo de
mudança de curso ou dupla diplomação. Já a entrevista foi feita com uma parcela de
estudantes convidados, que já passaram por tais procedimentos, e atualmente cursam
Licenciatura em Química. Os resultados referentes ao questionário demonstraram que os
motivos daqueles que optam pela dupla diplomação são mais ligados a fatores externos à
universidade, já os motivos daqueles que cogitam a mudança de curso são oriundos, em sua
maioria, de fatores internos à universidade. No que se refere às entrevistas, os resultados
explicitam que a perspectiva profissional, a relação professor-aluno e as experiências com os
cursos de origem e atuais, sejam negativas e/ou positivas, foram os fatores de maior impacto
no momento de decisão dos estudantes que optaram tanto pela mudança de curso, como pela
dupla diplomação. Apesar disso, tais resultados demonstram a necessidade de um
aprofundamento na pesquisa em relação aos motivos de fenômenos como os aqui estudados, a
fim de uma compreensão mais efetiva do corpo discente, para que estes não sejam
negligenciados durante seu processo formativo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de química - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência em formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Química - dupla habilitação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A mudança de curso e dupla diplomação no Instituto de Química da Universidade de Brasília sob a perspectiva discente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-22T10:48:25Z | - |
dc.date.available | 2024-09-22T10:48:25Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39933 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Química
|