Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39933
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_PedroHenriqueGomesFarias_tcc.pdf834,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A mudança de curso e dupla diplomação no Instituto de Química da Universidade de Brasília sob a perspectiva discente
Autor(es): Farias, Pedro Henrique Gomes
Orientador(es): Cortez, Jheniffer Micheline
Assunto: Professores de química - formação
Docência em formação
Química - dupla habilitação
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 14-Dez-2023
Data de publicação: 22-Set-2024
Referência: FARIAS, Pedro Henrique Gomes. A mudança de curso e dupla diplomação no Instituto de Química da Universidade de Brasília sob a perspectiva discente. 2023. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Em busca de alcançar melhor compreensão do corpo discente que compõe os cursos da área de Química da Universidade de Brasília, o presente trabalho tem como objetivo analisar que fatores, externos e internos à universidade, podem influenciar na escolha de mudança de curso ou dupla diplomação dos alunos dos cursos ofertados pelo Instituto de Química (Licenciatura em Química, Bacharelado em Química, Química Tecnológica e Engenharia Química) da Universidade de Brasília. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados um questionário, construído a partir de afirmações com base na Escala Likert, analisado com base na tabulação das respostas e cálculo do ranking médio, e uma entrevista semi-estruturada, analisada a partir da Análise Textual Discursiva. O questionário foi aplicado para alunos atualmente vinculados ao Instituto de Química da Universidade de Brasília, que já solicitaram ou tenham pretensão de solicitar o processo de mudança de curso ou dupla diplomação. Já a entrevista foi feita com uma parcela de estudantes convidados, que já passaram por tais procedimentos, e atualmente cursam Licenciatura em Química. Os resultados referentes ao questionário demonstraram que os motivos daqueles que optam pela dupla diplomação são mais ligados a fatores externos à universidade, já os motivos daqueles que cogitam a mudança de curso são oriundos, em sua maioria, de fatores internos à universidade. No que se refere às entrevistas, os resultados explicitam que a perspectiva profissional, a relação professor-aluno e as experiências com os cursos de origem e atuais, sejam negativas e/ou positivas, foram os fatores de maior impacto no momento de decisão dos estudantes que optaram tanto pela mudança de curso, como pela dupla diplomação. Apesar disso, tais resultados demonstram a necessidade de um aprofundamento na pesquisa em relação aos motivos de fenômenos como os aqui estudados, a fim de uma compreensão mais efetiva do corpo discente, para que estes não sejam negligenciados durante seu processo formativo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.