Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39921
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_FabricioMarquesDaConceicao_tcc.pdf959,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação inclusiva : desafio dos professores do ensino fundamental no Colégio Estadual de Teresina de Goiás
Autor(es): Conceição, Fabrício Marques da
Orientador(es): Rodrigues, Erina Vitório
Assunto: Educação inclusiva
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 19-Out-2023
Data de publicação: 20-Set-2024
Referência: CONCEIÇÃO, Fabrício Marques da. Educação inclusiva: desafio dos professores do ensino fundamental no Colégio Estadual de Teresina de Goiás. 2023. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023.
Resumo: A educação inclusiva ainda é um grande desafio a ser encarado atualmente, o processo educacional desafia professores a se reinventarem e adotarem práticas pedagógicas com adaptações. A presente pesquisa apresenta algumas questões que envolvem os desafios encontrados pelos professores do Ensino Fundamental II na rede estadual do Município de Teresina de Goiás. Tem por objetivo geral, investigar as práticas pedagógicas e dificuldades encontradas pelos professores no processo de ensino na Educação Inclusiva à luz da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. O estudo foi realizado no município de Teresina de Goiás – GO, especificamente no Colégio Estadual Joaquim de Souza Fagundes. A coleta de dados ocorreu no mês de abril do ano 2023, por meio um questionário semiestruturado online. O estudo mostra que a Educação Inclusiva exige mudanças em toda a estrutura escolar, desde o investimento, aprimoramento em capacitações, até as inovações metodológicas em prática pedagógica.
Abstract: Inclusive education is still a major challenge to be faced today, the educational process challenges teachers to reinvent themselves and adopt pedagogical practices with adaptations. This research examines some of the issues that teachers in the Secondary Education (Ensino Fundamental II) face in the state network of Teresina de Goiás. The main objective is to investigate the pedagogical practices and difficulties encountered by teachers in the process of inclusive education in light of the special education policy from the perspective of inclusive education. The study was conducted in the municipality of Teresina de Goiás – GO, specifically at the State School Joaquim de Souza Fagundes. Data collection took place in April 2023 through an online semi structured questionnaire. The study reveals that Inclusive Education demands changes throughout the school structure, from investment and improvement in training to methodological innovations in pedagogical practice.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Habilitação em Ciências da Natureza, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.