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Título: Characterization of paraffin-LDPE blended fuels
Outros títulos: Caracterização de combustíveis à base de misturas de parafina e LDPE
Autor(es): Coelho, Rafael Magalhães
Orientador(es): Lee, Jungpyo
Assunto: Propulsão híbrida
Parafina
Combustíveis
Data de apresentação: 29-Jul-2024
Data de publicação: 18-Set-2024
Referência: COELHO, Rafael Magalhães. Characterization of paraffin-LDPE blended fuels. 2023. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A indústria aeroespacial busca continuamente avanços para atender às demandas de missões complexas de alto desempenho. A seleção do mecanismo de propulsão adequado é um aspecto crítico do projeto de sistemas de foguetes. Entre as opções clássicas, os motores de foguete a propelente híbrido (HPRM) se destacam. Eles oferecem uma combinação única de simplicidade estrutural, custo-benefício, facilidade de manuseio, capacidade de ignição múltipla e maior impulso específico (𝐼𝑠𝑝) em comparação com os motores de foguete a propelente sólido (SPRM). No entanto, os HPRM enfrentam desafios, como baixas taxas de regressão, devido à natureza difusiva de seu processo de combustão. Inúmeros esforços têm sido feitos para aumentar as taxas de regressão, explorando abordagens físicas e químicas. Uma abordagem física promissora envolve a liquefação de combustíveis, especialmente os à base de parafina, que apresentam taxas de regressão impressionantes quando congelados durante a combustão. Este estudo, baseado no conceito de liquefação de propelentes, propõe um novo combustível sólido misturando parafina pura com polietileno de baixa densidade (LDPE). O objetivo desta pesquisa é realizar análises teóricas e experimentais de combustíveis mistos de parafina-LDPE para avaliar seu desempenho. Este estudo visa contribuir com informações valiosas para o desenvolvimento de sistemas de propulsão de foguetes híbridos aprimorados, aproveitando as vantagens e desvantagens dos combustíveis mistos de parafina-LDPE.
Abstract: The aerospace industry continually seek advancements to meet the demands of complex, high-performance missions. The selection of the appropriate propulsion mechanism is a critical aspect of rocket system design. Among classical options, hybrid propellant rocket motors (HPRM) stand out. They offer a unique combination of structural simplicity, costeffectiveness, ease of handling, multi-ignition capability, and higher specific impulse (𝐼𝑠𝑝) compared to solid propellant rocket motors (SPRM). However, HPRM faces challenges, such as low regression rates, owing to the diffusive nature of their combustion process. Numerous efforts have been made to increase regression rates, exploring both physical and chemical approaches. A promising physical approach involves liquefying fuels, particularly paraffin-based ones, which exhibit impressive regression rates when frozen during combustion. In that sense, the present study proposes a novel solid fuel, based on the concept of liquefying propellants, by blending pure paraffin wax with low-density polyethylene (LDPE). The objective of this research is to conduct both theoretical and experimental analyses of paraffin-LDPE blended fuels to evaluate their performance. This study aims to contribute valuable insights into the development of enhanced hybrid rocket propulsion systems by leveraging the advantages and disadvantages of paraffin-LDPE blended fuels.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
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