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https://bdm.unb.br/handle/10483/39867
Título: | O estudo da Cybersickness em jogadores em modo 2D |
Autor(es): | Pereira, Karen Cristine Alves |
Orientador(es): | Oliveira, Thais Cristina Galdino de |
Coorientador(es): | Santos, Thamara Suzi dos |
Assunto: | Cybersickness Jogos digitais Jogos eletrônicos Olhos - doenças Paralisia oculomotoras Exames |
Data de apresentação: | 15-Jul-2023 |
Data de publicação: | 10-Set-2024 |
Referência: | PEREIRA, Karen Cristine Alves. O estudo da cybersickness em jogadores em modo 2D. 2023. 33 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Identificar as queixas de cybersickness em jogadores de console e
computador e comparar os resultados das provas oculomotoras da vectoeletronistagmografia (VENG) entre o grupo de estudo e o grupo controle. Métodos:
O projeto foi aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa da FCE / UnB CAAE nº
05075918.5.0000.8093 e todos participantes assinaram o Termo de Consentimento
Livre e Esclarecido (TCLE) antes de iniciar o estudo. No estudo foram avaliados oito
jogadores entre as modalidades console e computador com idade acima de dezoito
anos (grupo de estudo - GE) e dez não jogadores com idade acima de dezoito anos,
sem queixas vestibulares (grupo controle - GC). Para participar do GC os indivíduos
deveriam ser não jogadores, não apresentar queixas de tontura, cinetose ou
cybersickness e para compor o GE, os indivíduos deveriam praticar jogos em duas
dimensões (2D) recreativamente. Os participantes do GE foram avaliados com
questões baseadas no Simulator Sickness Questionnaire e com as provas
oculomotoras da vecto-eletronistagmografia (VENG), além de uma pequena
anamnese que buscava conhecer seus hábitos de jogo, o GC foi avaliado com as
provas oculomotoras da VENG. Resultados: O GE apresenta sintomas de
cybersickness de forma leve à grave principalmente nos parâmetros “oculomotor” e
“desorientação” do questionário, além de obterem melhores resultados na VENG em
relação ao GC, principalmente, na prova nistagmo optocinético horizontal.
Conclusão: Os jogadores em modo 2D relatam sintomas similares aos da
cybersickness e apresentam melhores resultados nas provas oculomotoras da VENG
em relação a não jogadores. As provas oculomotoras da VENG, considerando as
análises subjetivas e objetivas, não foram sensíveis às queixas de cybersickness apresentadas pelo grupo de estudo. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
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