Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39864
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MariaLuizaNevesDeAlmeida_tcc.pdf624,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Concepção de corpo ao longo da história do Brasil : influências e construção de documentação
Autor(es): Almeida, Maria Luiza Neves de
Orientador(es): Santos, Claudia Maria Goulart dos
Assunto: Corpo humano
Cultura
Educação física escolar
Data de apresentação: Abr-2022
Data de publicação: 10-Set-2024
Referência: ALMEIDA, Maria Luiza Neves de. Concepção de corpo ao longo da história do Brasil: influências e construção de documentação. 2022. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Ao fazer o resgate histórico da Educação Física conseguimos conceber as diferentes concepções de corpo que se deram e como influenciavam a forma de viver do cidadão brasileiro. O componente se encontra dentro da área de Linguagens na Base Curricular Comum, documento que determina quais habilidades específicas que todos os alunos em território nacional têm o direito de aprender, para que o sujeito tenha a capacidade de interagir consigo e com os outros. Como o corpo é um construtor de cultura, permite que o homem interprete e se entenda no mundo, proporcionando a interação com o meio em que pertence. Portanto, é necessário que os profissionais de Educação Física tenham conhecimento de como os costumes passados para os alunos afetam o seu desenvolvimento de conhecimentos de linguagens corporais.
Abstract: Going back in the history of physical education we can imagine the various conceptions of the body. Physical education is found in the area of languages in the Base Curricular Comum, the document which stipulates specific skills that every student in national territory have a right to learn to have the capacity to interact with oneself and the others. Body is an instrument of culture which allows men to construe and understand the world, to interact in the environment. Needed to know if professionals of physical education have the knowledge how tradition of languages of the body affect the student.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.