Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39835
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GabrielyAraujo_LarissaSantos_tcc.pdf2,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desempenho de crianças no início da alfabetização na leitura de palavras no contexto pós pandemia
Autor(es): Araujo, Gabriely Bezerra
Santos, Larissa Geovana Nascimento dos
Orientador(es): Reis, Vanessa de Oliveira Martins
Assunto: Alfabetização
Pandemia
Covid-19
Leitura - educação
Fonoaudiologia
Data de apresentação: 14-Jul-2023
Data de publicação: 9-Set-2024
Referência: ARAUJO, Gabriely Bezerra; SANTOS, Larissa Geovana Nascimento dos. Desempenho de crianças no início da alfabetização na leitura de palavras no contexto pós pandemia. 2023. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A pandemia de COVID-19 gerou diversos impactos sociais, inclusive na educação. Após longo período de fechamento das escolas, torna-se ainda mais importante conhecer as características do desempenho em leitura das crianças para que sejam tralhadas adequadamente, de acordo com a necessidade. Objetivo: caracterizar a leitura de alunos do 2º e 3º ano de escola pública quanto ao desempenho na leitura de palavras isoladas do TDE-II, bem como verificar se esse desempenho é diferenciado pelo sexo ou pela escolaridade 18 meses após o retorno presencial no contexto pós-pandemia. Métodos: Participaram do estudo 188 crianças que foram submetidas à prova de leitura de palavras isoladas do TDE-II. Para análise foram levadas em conta as medidas de escore bruto, tempo e eficiência em leitura. Resultados: De acordo com o teste de Mann-Whitney, não há diferença estatisticamente significativa entre o desempenho do 2º ano e do 3º ano para nenhuma das variáveis estudadas. Entretanto, observou-se que as meninas apresentaram maior tempo de leitura que os meninos (p=0,026). Para todas as variáveis, o teste qui-quadrado apontou maior percentual de crianças em risco no 3º ano que no 2º ano. Conclusão: O fechamento das escolas parece ter impactado mais na alfabetização de crianças que estavam no 1º ano no início da pandemia do que nas que estavam na Educação Infantil. Os dados podem ser usados para planejamento da recuperação das aprendizagens no contexto pós-pandemia.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.