Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Reis, Vanessa de Oliveira Martins | - |
dc.contributor.author | Araujo, Gabriely Bezerra | - |
dc.contributor.author | Santos, Larissa Geovana Nascimento dos | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Gabriely Bezerra; SANTOS, Larissa Geovana Nascimento dos. Desempenho de crianças no início da alfabetização na leitura de palavras no contexto pós pandemia. 2023. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pandemia de COVID-19 gerou diversos impactos sociais, inclusive
na educação. Após longo período de fechamento das escolas, torna-se ainda mais
importante conhecer as características do desempenho em leitura das crianças para
que sejam tralhadas adequadamente, de acordo com a necessidade. Objetivo:
caracterizar a leitura de alunos do 2º e 3º ano de escola pública quanto ao
desempenho na leitura de palavras isoladas do TDE-II, bem como verificar se esse
desempenho é diferenciado pelo sexo ou pela escolaridade 18 meses após o retorno
presencial no contexto pós-pandemia. Métodos: Participaram do estudo 188 crianças
que foram submetidas à prova de leitura de palavras isoladas do TDE-II. Para análise
foram levadas em conta as medidas de escore bruto, tempo e eficiência em leitura.
Resultados: De acordo com o teste de Mann-Whitney, não há diferença
estatisticamente significativa entre o desempenho do 2º ano e do 3º ano para
nenhuma das variáveis estudadas. Entretanto, observou-se que as meninas
apresentaram maior tempo de leitura que os meninos (p=0,026). Para todas as
variáveis, o teste qui-quadrado apontou maior percentual de crianças em risco no 3º
ano que no 2º ano. Conclusão: O fechamento das escolas parece ter impactado mais
na alfabetização de crianças que estavam no 1º ano no início da pandemia do que
nas que estavam na Educação Infantil. Os dados podem ser usados para
planejamento da recuperação das aprendizagens no contexto pós-pandemia. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.title | Desempenho de crianças no início da alfabetização na leitura de palavras no contexto pós pandemia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-09T19:12:04Z | - |
dc.date.available | 2024-09-09T19:12:04Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39835 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
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