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dc.contributor.advisorReis, Vanessa de Oliveira Martins-
dc.contributor.authorAraujo, Gabriely Bezerra-
dc.contributor.authorSantos, Larissa Geovana Nascimento dos-
dc.identifier.citationARAUJO, Gabriely Bezerra; SANTOS, Larissa Geovana Nascimento dos. Desempenho de crianças no início da alfabetização na leitura de palavras no contexto pós pandemia. 2023. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA pandemia de COVID-19 gerou diversos impactos sociais, inclusive na educação. Após longo período de fechamento das escolas, torna-se ainda mais importante conhecer as características do desempenho em leitura das crianças para que sejam tralhadas adequadamente, de acordo com a necessidade. Objetivo: caracterizar a leitura de alunos do 2º e 3º ano de escola pública quanto ao desempenho na leitura de palavras isoladas do TDE-II, bem como verificar se esse desempenho é diferenciado pelo sexo ou pela escolaridade 18 meses após o retorno presencial no contexto pós-pandemia. Métodos: Participaram do estudo 188 crianças que foram submetidas à prova de leitura de palavras isoladas do TDE-II. Para análise foram levadas em conta as medidas de escore bruto, tempo e eficiência em leitura. Resultados: De acordo com o teste de Mann-Whitney, não há diferença estatisticamente significativa entre o desempenho do 2º ano e do 3º ano para nenhuma das variáveis estudadas. Entretanto, observou-se que as meninas apresentaram maior tempo de leitura que os meninos (p=0,026). Para todas as variáveis, o teste qui-quadrado apontou maior percentual de crianças em risco no 3º ano que no 2º ano. Conclusão: O fechamento das escolas parece ter impactado mais na alfabetização de crianças que estavam no 1º ano no início da pandemia do que nas que estavam na Educação Infantil. Os dados podem ser usados para planejamento da recuperação das aprendizagens no contexto pós-pandemia.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordLeitura - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordFonoaudiologiapt_BR
dc.titleDesempenho de crianças no início da alfabetização na leitura de palavras no contexto pós pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-09T19:12:04Z-
dc.date.available2024-09-09T19:12:04Z-
dc.date.submitted2023-07-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39835-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
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