Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/39833
Título: | Avaliação da habilidade de atenção auditiva sustentada em usuários de aparelho de amplificação sonora individual |
Autor(es): | Pinheiro, Emilly Cristine Castro |
Orientador(es): | Silva, Isabella Monteiro de Castro |
Assunto: | Audição (Fisiologia) Aparelhos auditivos Atenção auditiva |
Data de apresentação: | 11-Fev-2023 |
Data de publicação: | 9-Set-2024 |
Referência: | PINHEIRO, Emilly Cristine Castro. Avaliação da habilidade de atenção auditiva sustentada em usuários de aparelho de amplificação sonora individual. 2023. 30 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar o desempenho da habilidade de
atenção auditiva sustentada e de situações cotidianas de escuta e comunicação em
usuários de aparelho de amplificação sonora individual (AASI) adultos e idosos em
comparação aos seus pares de mesmo sexo e idade sem queixas auditivas.
O interesse em fazer essa pesquisa surgiu a partir do meu contato com usuário de
Aparelho de Amplificação Sonora Individual durante a realização do estágio obrigatório
realizado no mesmo serviço onde os dados da pesquisa foram coletados.
Os usuários foram divididos em 2 grupos, sendo o grupo estudo formado pelos
usuários de dispositivos eletrônicos, adultos e idosos e o grupo controle por indivíduos
pareados em sexo e idade com o primeiro grupo.
A habilidade de atenção auditiva sustentada deteriora com o tempo da tarefa e foi o
foco deste estudo, onde foi avaliada por meio do protocolo THAAS e a dificuldade que
usuários de AASI encontram no seu cotidiano quando expostos a situações de escuta e
comunicação foi caracterizada pelo questionário SSQ.
Vale ressaltar que o processamento do som depende da integridade do sistema
auditivo periférico e por conta disso pessoas com deficiência auditiva podem apresentar
dificuldades significativas em relação a discriminação e compreensão sonora, o que
dificulta a realização de atividades que necessitam dessas habilidades. Esses pacientes
apresentam dificuldades quando há necessidade do bloqueio de ruídos ambientais
competitivos ao estímulo de interesse, o que está relacionado à habilidade de atenção. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.