Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39833
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EmillyCristineCastroPinheiro_tcc.pdf436,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da habilidade de atenção auditiva sustentada em usuários de aparelho de amplificação sonora individual
Autor(es): Pinheiro, Emilly Cristine Castro
Orientador(es): Silva, Isabella Monteiro de Castro
Assunto: Audição (Fisiologia)
Aparelhos auditivos
Atenção auditiva
Data de apresentação: 11-Fev-2023
Data de publicação: 9-Set-2024
Referência: PINHEIRO, Emilly Cristine Castro. Avaliação da habilidade de atenção auditiva sustentada em usuários de aparelho de amplificação sonora individual. 2023. 30 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o desempenho da habilidade de atenção auditiva sustentada e de situações cotidianas de escuta e comunicação em usuários de aparelho de amplificação sonora individual (AASI) adultos e idosos em comparação aos seus pares de mesmo sexo e idade sem queixas auditivas. O interesse em fazer essa pesquisa surgiu a partir do meu contato com usuário de Aparelho de Amplificação Sonora Individual durante a realização do estágio obrigatório realizado no mesmo serviço onde os dados da pesquisa foram coletados. Os usuários foram divididos em 2 grupos, sendo o grupo estudo formado pelos usuários de dispositivos eletrônicos, adultos e idosos e o grupo controle por indivíduos pareados em sexo e idade com o primeiro grupo. A habilidade de atenção auditiva sustentada deteriora com o tempo da tarefa e foi o foco deste estudo, onde foi avaliada por meio do protocolo THAAS e a dificuldade que usuários de AASI encontram no seu cotidiano quando expostos a situações de escuta e comunicação foi caracterizada pelo questionário SSQ. Vale ressaltar que o processamento do som depende da integridade do sistema auditivo periférico e por conta disso pessoas com deficiência auditiva podem apresentar dificuldades significativas em relação a discriminação e compreensão sonora, o que dificulta a realização de atividades que necessitam dessas habilidades. Esses pacientes apresentam dificuldades quando há necessidade do bloqueio de ruídos ambientais competitivos ao estímulo de interesse, o que está relacionado à habilidade de atenção.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.