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Título: Fonoaudiologia e o trabalho com crianças autistas na escola : atuação em RTI com classes reduzidas
Autor(es): Dainez, Elizama Soares
Orientador(es): Celeste, Letícia Correia
Coorientador(es): Gonçalves, Larissa Pereira
Assunto: Autismo - educação especial
Fonoaudiologia
Ensino e aprendizagem
Crianças autistas - aprendizagem
Crianças - intervenção psicopedagógica
Transtorno do espectro autista
Data de apresentação: 13-Jul-2023
Data de publicação: 9-Set-2024
Referência: DAINEZ, Elizama Soares. Fonoaudiologia e o trabalho com crianças autistas na escola: atuação em RTI com classes reduzidas. 2023. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este estudo aborda sobre o autismo e as dificuldades de aprendizagem presentes dentro do espectro durante a alfabetização. A Metodologia adotada para o estudo foi a pesquisa quanti qualitativa que teve como objetivo verificar a implementação da primeira camada do modelo de resposta à intervenção (RTI) em alunos com transtorno do espectro autista (TEA) em turmas reduzidas de uma escola pública do Distrito Federal, através da análise da aplicação do Protocolo de identificação precoce de problemas de leitura (IPPL), antes e após a intervenção fonoaudiológica. Observou-se que o trabalho da fonoaudiologia educacional se mostrou eficaz para o desenvolvimento e melhora de habilidades metafonológicas importantes para aquisição da leitura e escrita.
Abstract: This study deals with autism and the learning difficulties present within the spectrum during literacy. The methodology adopted for the study was quantitative and qualitative research that aimed to verify the implementation of the first layer of the intervention response model (RTI) in students with autism spectrum disorder (ASD) in small classes of a public school in the Federal District , through the analysis of the application of the Protocol for Early Identification of Reading Problems (IPPL), before and after speech therapy intervention. It was observed that the work of educational speech therapy proved to be effective for the development and improvement of important metaphonological skills for the acquisition of reading and writing.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2023.
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