Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Celeste, Letícia Correia | - |
dc.contributor.author | Dainez, Elizama Soares | - |
dc.identifier.citation | DAINEZ, Elizama Soares. Fonoaudiologia e o trabalho com crianças autistas na escola: atuação em RTI com classes reduzidas. 2023. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo aborda sobre o autismo e as dificuldades de aprendizagem
presentes dentro do espectro durante a alfabetização. A Metodologia adotada
para o estudo foi a pesquisa quanti qualitativa que teve como objetivo verificar
a implementação da primeira camada do modelo de resposta à intervenção
(RTI) em alunos com transtorno do espectro autista (TEA) em turmas reduzidas
de uma escola pública do Distrito Federal, através da análise da aplicação do
Protocolo de identificação precoce de problemas de leitura (IPPL), antes e após
a intervenção fonoaudiológica. Observou-se que o trabalho da fonoaudiologia
educacional se mostrou eficaz para o desenvolvimento e melhora de
habilidades metafonológicas importantes para aquisição da leitura e escrita. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo - educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças autistas - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - intervenção psicopedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.title | Fonoaudiologia e o trabalho com crianças autistas na escola : atuação em RTI com classes reduzidas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-09T18:12:47Z | - |
dc.date.available | 2024-09-09T18:12:47Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39832 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Gonçalves, Larissa Pereira | - |
dc.description.abstract1 | This study deals with autism and the learning difficulties present within the
spectrum during literacy. The methodology adopted for the study was
quantitative and qualitative research that aimed to verify the implementation of
the first layer of the intervention response model (RTI) in students with autism
spectrum disorder (ASD) in small classes of a public school in the Federal
District , through the analysis of the application of the Protocol for Early
Identification of Reading Problems (IPPL), before and after speech therapy
intervention. It was observed that the work of educational speech therapy
proved to be effective for the development and improvement of important
metaphonological skills for the acquisition of reading and writing. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
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