Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39832
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ElizamaSoaresDainez_tcc.pdf257,15 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCeleste, Letícia Correia-
dc.contributor.authorDainez, Elizama Soares-
dc.identifier.citationDAINEZ, Elizama Soares. Fonoaudiologia e o trabalho com crianças autistas na escola: atuação em RTI com classes reduzidas. 2023. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda sobre o autismo e as dificuldades de aprendizagem presentes dentro do espectro durante a alfabetização. A Metodologia adotada para o estudo foi a pesquisa quanti qualitativa que teve como objetivo verificar a implementação da primeira camada do modelo de resposta à intervenção (RTI) em alunos com transtorno do espectro autista (TEA) em turmas reduzidas de uma escola pública do Distrito Federal, através da análise da aplicação do Protocolo de identificação precoce de problemas de leitura (IPPL), antes e após a intervenção fonoaudiológica. Observou-se que o trabalho da fonoaudiologia educacional se mostrou eficaz para o desenvolvimento e melhora de habilidades metafonológicas importantes para aquisição da leitura e escrita.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutismo - educação especialpt_BR
dc.subject.keywordFonoaudiologiapt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordCrianças autistas - aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordCrianças - intervenção psicopedagógicapt_BR
dc.subject.keywordTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.titleFonoaudiologia e o trabalho com crianças autistas na escola : atuação em RTI com classes reduzidaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-09T18:12:47Z-
dc.date.available2024-09-09T18:12:47Z-
dc.date.submitted2023-07-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39832-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoGonçalves, Larissa Pereira-
dc.description.abstract1This study deals with autism and the learning difficulties present within the spectrum during literacy. The methodology adopted for the study was quantitative and qualitative research that aimed to verify the implementation of the first layer of the intervention response model (RTI) in students with autism spectrum disorder (ASD) in small classes of a public school in the Federal District , through the analysis of the application of the Protocol for Early Identification of Reading Problems (IPPL), before and after speech therapy intervention. It was observed that the work of educational speech therapy proved to be effective for the development and improvement of important metaphonological skills for the acquisition of reading and writing.pt_BR
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.