Título: | O impacto da qualidade do sono na memória em escolares |
Outros títulos: | The impact of sleep quality on memory in schoolchildren El impacto de la calidad del sonido en la memoria de los escolares |
Autor(es): | Santos, Thaynara Lemos Batista |
Orientador(es): | Picinato-Pirola, Melissa Nara de Carvalho |
Coorientador(es): | Corrêa, Camila de Castro |
Assunto: | Sono - transtornos Desenvolvimento cognitivo Memória Crianças - desenvolvimento |
Data de apresentação: | 17-Set-2022 |
Data de publicação: | 5-Set-2024 |
Referência: | SANTOS, Thaynara Lemos Batista. O impacto da qualidade do sono na memória em escolares. 2022. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A má qualidade do sono em crianças, provocada por distúrbios do sono e/ou maus hábitos do sono,
podem afetar a qualidade de vida e o desenvolvimento cognitivo. O objetivo deste estudo foi relacionar as principais queixas de memória com os aspectos subjetivos do sono em crianças e o impacto da qualidade do sono na memória. Participaram 71 responsáveis de escolares, matriculados em uma escola pública, de 6 à 11 anos (8,52±1,54), que responderam uma anamnese, o Children’s Sleep Habits Questionnaire (CSHQ-PT) e a Prospective and Retrospective Memory Questionnaire (PMRQ). Os resultados demonstraram que 68% das crianças apresentaram alto índice de perturbação do sono e 8% com queixa de memória prospectiva de curto prazo. Houve associação da queixa de dificuldade escolar com o Índice de perturbação do sono (p=0,050) e resistência em ir para a cama (p=0,035) do CSHQ-PT. Notou-se associação entre a percepção de desempenho escolar com despertares noturnos do CSHQ-PT (p=0,037). Verificou-se correlações positivas entre as variáveis das memórias de longo prazo, curto prazo, prospectiva e retrospectiva em relação ao índice de perturbação do sono, resistência em ir para a cama, despertares noturnos, parassonias, perturbação respiratória do sono e sonolência diurna. Concluiu-se que ocorreu relação do impacto da qualidade do sono nas queixas de memória. |
Abstract: | Poor sleep quality in children, caused by sleep disorders and/or poor sleep habits, can affect the
quality of life and the cognitive development. The aim of this study was to relate the main memory
complaints with the subjective aspects of sleep in children and the impact of sleep quality in memory. 71
guardians of schoolchildren participated, enrolled in a public school, aged 6 to 11 years (8,52±1,54), who
answered an anamnesis, Children's Sleep Habits Questionnaire (CSHQ-PT) and Prospective and
Retrospective Memory Questionnaire (PMRQ). The results showed that 68% of the children had high sleep
disturbance index and 8% with prospective short-term memory complaints. There was an association
between school difficulty complaints and the CSHQ-PT in sleep disturbance index (p=0,050) and in
resistance to going to bed (p=0,035). There was association between the perception of school performance with night awakenings of the CSHQ-PT (p=0.037). Positive correlations were found between the variables of long-term memory, short-term memory, prospective memory, and retrospective memory in relation to the sleep disturbance index, resistance in going to bed, nocturnal awakenings, parasomnias, sleep disordered breathing and daytime sleepiness. So, it was concluded that relationship of the impact of sleep quality on children's memory complaints. |
Resumén: | La mala calidad del sueño en los niños, causada por trastornos del sueño y/o malos hábitos de
sueño, puede afectar la calidad de vida y el desarrollo cognitivo. El objetivo de este estudio fue relacionar las principales quejas de memoria con los aspectos subjetivos del sueño en niños y el impacto de la calidade del sueño em la memoria. Participaron 71 tutores de escolares, matriculados en una escuela pública, con edades entre 6 y 11 años (8,52±1,54), que respondieron una anamnesis, el Children's Sleep Habits Questionnaire (CSHQ-PT) and Prospective and Retrospective Memory Questionnaire (PMRQ). Los resultados mostraron que el 68% de los niños tenían una alta tasa de trastornos del sueño y el 8% tenía una queja de memoria prospectiva a corto plazo. Hubo asociación entre la queja de dificultades escolares y el Índice de Perturbación del Sueño (p=0,050) y la resistencia a acostarse (p=0,035) del CSHQ-PT. Hubo asociación entre la percepción del rendimiento escolar y los despertares nocturnos del CSHQ-PT (p=0,037). Se encontraron correlaciones positivas entre las variables memorias de largo plazo, de corto plazo, prospectivas y retrospectivas en relación con el índice de alteración del sueño, resistencia a acostarse, despertares nocturnos, parasomnias, alteración del sueño y somnolencia diurna. Se concluyó que existía una relación entre el impacto de la calidad del sueño en las quejas de memoria. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2022. |
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