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dc.contributor.advisorPicinato-Pirola, Melissa Nara de Carvalho-
dc.contributor.authorSantos, Thaynara Lemos Batista-
dc.identifier.citationSANTOS, Thaynara Lemos Batista. O impacto da qualidade do sono na memória em escolares. 2022. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA má qualidade do sono em crianças, provocada por distúrbios do sono e/ou maus hábitos do sono, podem afetar a qualidade de vida e o desenvolvimento cognitivo. O objetivo deste estudo foi relacionar as principais queixas de memória com os aspectos subjetivos do sono em crianças e o impacto da qualidade do sono na memória. Participaram 71 responsáveis de escolares, matriculados em uma escola pública, de 6 à 11 anos (8,52±1,54), que responderam uma anamnese, o Children’s Sleep Habits Questionnaire (CSHQ-PT) e a Prospective and Retrospective Memory Questionnaire (PMRQ). Os resultados demonstraram que 68% das crianças apresentaram alto índice de perturbação do sono e 8% com queixa de memória prospectiva de curto prazo. Houve associação da queixa de dificuldade escolar com o Índice de perturbação do sono (p=0,050) e resistência em ir para a cama (p=0,035) do CSHQ-PT. Notou-se associação entre a percepção de desempenho escolar com despertares noturnos do CSHQ-PT (p=0,037). Verificou-se correlações positivas entre as variáveis das memórias de longo prazo, curto prazo, prospectiva e retrospectiva em relação ao índice de perturbação do sono, resistência em ir para a cama, despertares noturnos, parassonias, perturbação respiratória do sono e sonolência diurna. Concluiu-se que ocorreu relação do impacto da qualidade do sono nas queixas de memória.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSono - transtornospt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subject.keywordMemóriapt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.titleO impacto da qualidade do sono na memória em escolarespt_BR
dc.title.alternativeThe impact of sleep quality on memory in schoolchildrenpt_BR
dc.title.alternativeEl impacto de la calidad del sonido en la memoria de los escolarespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-05T14:01:34Z-
dc.date.available2024-09-05T14:01:34Z-
dc.date.submitted2022-09-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39822-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoCorrêa, Camila de Castro-
dc.description.abstract1Poor sleep quality in children, caused by sleep disorders and/or poor sleep habits, can affect the quality of life and the cognitive development. The aim of this study was to relate the main memory complaints with the subjective aspects of sleep in children and the impact of sleep quality in memory. 71 guardians of schoolchildren participated, enrolled in a public school, aged 6 to 11 years (8,52±1,54), who answered an anamnesis, Children's Sleep Habits Questionnaire (CSHQ-PT) and Prospective and Retrospective Memory Questionnaire (PMRQ). The results showed that 68% of the children had high sleep disturbance index and 8% with prospective short-term memory complaints. There was an association between school difficulty complaints and the CSHQ-PT in sleep disturbance index (p=0,050) and in resistance to going to bed (p=0,035). There was association between the perception of school performance with night awakenings of the CSHQ-PT (p=0.037). Positive correlations were found between the variables of long-term memory, short-term memory, prospective memory, and retrospective memory in relation to the sleep disturbance index, resistance in going to bed, nocturnal awakenings, parasomnias, sleep disordered breathing and daytime sleepiness. So, it was concluded that relationship of the impact of sleep quality on children's memory complaints.pt_BR
dc.description.abstract2La mala calidad del sueño en los niños, causada por trastornos del sueño y/o malos hábitos de sueño, puede afectar la calidad de vida y el desarrollo cognitivo. El objetivo de este estudio fue relacionar las principales quejas de memoria con los aspectos subjetivos del sueño en niños y el impacto de la calidade del sueño em la memoria. Participaron 71 tutores de escolares, matriculados en una escuela pública, con edades entre 6 y 11 años (8,52±1,54), que respondieron una anamnesis, el Children's Sleep Habits Questionnaire (CSHQ-PT) and Prospective and Retrospective Memory Questionnaire (PMRQ). Los resultados mostraron que el 68% de los niños tenían una alta tasa de trastornos del sueño y el 8% tenía una queja de memoria prospectiva a corto plazo. Hubo asociación entre la queja de dificultades escolares y el Índice de Perturbación del Sueño (p=0,050) y la resistencia a acostarse (p=0,035) del CSHQ-PT. Hubo asociación entre la percepción del rendimiento escolar y los despertares nocturnos del CSHQ-PT (p=0,037). Se encontraron correlaciones positivas entre las variables memorias de largo plazo, de corto plazo, prospectivas y retrospectivas en relación con el índice de alteración del sueño, resistencia a acostarse, despertares nocturnos, parasomnias, alteración del sueño y somnolencia diurna. Se concluyó que existía una relación entre el impacto de la calidad del sueño en las quejas de memoria.pt_BR
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