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Título: Avaliação da movimentação global de recém nascidos expostos ao Sars-cov-2 durante a gestação
Autor(es): Oliveira, Milena Alves de
Orientador(es): Lima, Aveliny Mantovan
Coorientador(es): Miranda, Andreza Monforte
Assunto: Covid-19
Neurodesenvolvimento
Recém-nascidos - doenças
Infecção viral
Data de apresentação: 17-Set-2022
Data de publicação: 5-Set-2024
Referência: OLIVEIRA, Milena Alves de. Avaliação da movimentação global de recém nascidos expostos ao sars-cov-2 durante a gestação. 2022. 23 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O desenvolvimento infantil é um processo que se inicia desde a vida intra-uterina e, por isso, infecções virais congênitas podem gerar distúrbios neurológicos que prejudicam o desenvolvimento do bebê. Uma vez que tais distúrbios podem se manifestar como redução dos movimentos fetais, o método Prechtl’s General Movements Assessment (GMA) busca analisar os movimentos do bebê para a detecção precoce de problemas neurológicos. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito da exposição pré-natal ao SARS-CoV-2 no neurodesenvolvimento infantil. Metodologia: a coleta de dados foi realizada em três hospitais do Distrito Federal entre os anos de 2020 e 2021. A avaliação precoce foi realizada por meio de vídeos de bebês que foram expostos ao SARS-CoV-2 durante a vida intrauterina e analisados de acordo com a ferramenta de diagnóstico GMA. Participaram da pesquisa 21 crianças, sendo 2 delas avaliadas e filmadas duas vezes, totalizando 23 vídeos analisados. Resultados: Não houve diferença estatística entre o desempenho dos bebês cujos as mães tiveram contágio nos diferentes trimestres da gestação (1o, 2o ou 3º). O grupo de crianças cujos as mães foram expostas à covid-19 durante o terceiro trimestre gestacional foi o que teve maior número de participantes avaliados (n=14), bem como teve numericamente maior ocorrência de repertório motor reduzido intragrupo (n=42,8%). Os bebês das mães que apresentaram sintomas graves da covid-19, foram avaliados com o repertório motor reduzido em 100% dos casos (n=4). As crianças que necessitaram de internação em UTIN também apresentaram repertório motor pobre em 100% dos casos (n=2). Considerações finais: Sugere-se análise de uma amostra maior e com grupos pareados para que seja possível produzir evidências mais robustas sobre este tema.
Abstract: Child development is a process that begins during intrauterine life and, therefore, congenital viral infections can generate neurological disorders that impair the baby's development. Since such disorders can manifest as reduced fetal movements, the Prechtl's General Movements Assessment (GMA) method seeks to analyze the baby's movements for the early detection of neurological problems. Objective: The present study aims to evaluate the effect of prenatal exposure to SARS-CoV-2 on child neurodevelopment. Methodology: Data collection was carried out in three hospitals in the Federal District between 2020 and 2021. Early assessment was carried out through videos of babies who were exposed to SARS-CoV-2 during intrauterine life and analyzed accordingly. with the GMA diagnostic tool. 21 children participated in the research, 2 of them were evaluated and filmed twice, totaling 23 analyzed videos. Results: There was no statistical difference between the performance of babies whose mothers were infected in the different trimesters of pregnancy (1st, 2nd or 3rd). The group of children whose mothers were exposed to covid-19 during the third gestational trimester had the highest number of participants evaluated (n=14), as well as having a numerically higher occurrence of reduced intragroup motor repertoire (n=42.8). %). The babies of mothers who had severe symptoms of covid-19 were evaluated with reduced motor repertoire in 100% of cases (n=4). Children who required admission to the NICU also had poor motor repertoire in 100% of cases (n=2). Final considerations: An analysis of a larger sample and with paired groups is suggested so that it is possible to produce more robust evidence on this topic.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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