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Título: Análise do desenvolvimento das habilidades comunicativas de uma criança verbal com transtorno do espectro autista após participação no programa de equoterapia passo a passo na comunicação
Autor(es): Guirra, Letícia Souza
Ramos, Márcia Eduarda Vieira
Orientador(es): Celeste, Letícia Correia
Coorientador(es): Pereira, Edlane Souza
Assunto: Equoterapia
Transtorno do espectro autista
Fonoaudiologia
Linguagem verbal e não-verbal
Data de apresentação: 17-Set-2022
Data de publicação: 3-Set-2024
Referência: GUIRRA, Letícia Souza; RAMOS, Márcia Eduarda Vieira. Análise do desenvolvimento das habilidades comunicativas de uma criança verbal com transtorno do espectro autista após participação no programa de equoterapia passo a passo na comunicação. 2022. 21 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O transtorno do espectro autista(TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que apresenta alterações na linguagem, interação social e presença de padrões restritos e repetitivos de comportamentos. Dentre os métodos de intervenção há a equoterapia, abordagem com fins terapêuticos e educacionais, nas quais o cavalo é o principal mediador do praticante. Objetivo: O estudo propõe analisar o desenvolvimento das habilidades dialógicas de uma criança verbal com TEA após participação no programa de equoterapia Passo a Passo na Comunicação. Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, mediante um estudo de caso. Refere-se a uma criança diagnosticada com TEA pertencente a um grupo de praticantes da Associação Nacional de Equoterapia, com 6 anos de idade. Foi realizada a aplicação do PROC-Protocolo de Observação Comportamental para avaliar as habilidades comunicativas antes e depois da intervenção. Esta foi realizada em 24 sessões 1 vez por semana. Resultados: Todas as habilidades conversacionais aumentaram sua frequência de uso, havendo participação no diálogo e início à interação, presentes raramente, aguardo de turno e resposta ao interlocutor presentes frequentemente. A emissão de tópicos não relacionados à conversação e as ecolalias apresentaram diminuição importante após intervenção. Conclusão: A criança estudada apresentou evolução nas habilidades comunicativas após participação no programa de equoterapia Passo a Passo na Comunicação.
Abstract: Autistic spectrum disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that presents changes in language, social interaction and the presence of restricted and repetitive patterns of behavior. Among the methods of intervention there is hippotherapy, an approach with therapeutic and educational purposes, in which the horse is the main mediator of the practitioner. Objective: The study proposes to analyze the development of dialogic skills of a verbal child with ASD after participating in the Equine Therapy program ‘’Passo a Passo na Comunicação’’. Method: This is a quantitative and qualitative research, through a case study. It refers to a child diagnosed with ASD belonging to a group of practitioners of the Associação Nacional de Equoterapia, 6 years old. The PROC-Protocolo de Observação Comportamental was applied to evaluate communicative skills before and after the intervention. This was performed in 24 sessions, once a week. Results: All conversational skills increased their frequency of use, with participation in dialogue and initiation of interaction, rarely present, waiting for a turn and answering the interlocutor frequently present. The emission of topics not related to conversation and echolalia showed a significant decrease after the intervention. Conclusion: The studied child showed improvement in communicative skills after participating in the Equine Therapy program Passo a Passo na Comunicação.
Resumén: El trastorno del espectro autista (TEA) es un trastorno del neurodesarrollo que presenta cambios en el lenguaje, la interacción social y la presencia de patrones de comportamiento restringidos y repetitivos. Entre los métodos de intervención se encuentra la hipoterapia, un abordaje con fines terapéuticos y educativos, en el que el caballo es el principal mediador del practicante. Objetivo: El estudio propone analizar el desarrollo de habilidades dialógicas de un niño verbal con TEA después de participar en el programa de Equinoterapia Passo a Passo na Comunicação. Método: Se trata de una investigación cuantitativa y cualitativa, a través de un estudio de caso. Se refiere a un niño diagnosticado de TEA perteneciente a un grupo de practicantes de la Associação Nacional de Equoterapia, de 6 años de edad. Se aplicó el PROC-Protocolo de Observação Comportamental para evaluar las habilidades comunicativas antes y después de la intervención. Esto se realizó en 24 sesiones una vez por semana. Resultados: Todas las habilidades conversacionales aumentaron su frecuencia de uso, con participación en el diálogo e iniciación de la interacción, pocas veces presente, esperando turno y respondiendo al interlocutor frecuentemente presente. La emisión de temas no relacionados con la conversación y la ecolalia mostraron una disminución significativa después de la intervención. Conclusión: El niño estudiado mostró mejoría en las habilidades comunicativas después de participar en el programa de Equinoterapia Passo a Passo na Comunicação.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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