Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Celeste, Letícia Correia | - |
dc.contributor.author | Guirra, Letícia Souza | - |
dc.contributor.author | Ramos, Márcia Eduarda Vieira | - |
dc.identifier.citation | GUIRRA, Letícia Souza; RAMOS, Márcia Eduarda Vieira. Análise do desenvolvimento das habilidades comunicativas de uma criança verbal com transtorno do espectro autista após participação no programa de equoterapia passo a passo na comunicação. 2022. 21 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O transtorno do espectro autista(TEA) é um distúrbio do
neurodesenvolvimento que apresenta alterações na linguagem, interação social e
presença de padrões restritos e repetitivos de comportamentos. Dentre os métodos de
intervenção há a equoterapia, abordagem com fins terapêuticos e educacionais, nas
quais o cavalo é o principal mediador do praticante. Objetivo: O estudo propõe
analisar o desenvolvimento das habilidades dialógicas de uma criança verbal com TEA
após participação no programa de equoterapia Passo a Passo na Comunicação.
Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, mediante um estudo de
caso. Refere-se a uma criança diagnosticada com TEA pertencente a um grupo de
praticantes da Associação Nacional de Equoterapia, com 6 anos de idade. Foi
realizada a aplicação do PROC-Protocolo de Observação Comportamental para
avaliar as habilidades comunicativas antes e depois da intervenção. Esta foi realizada
em 24 sessões 1 vez por semana. Resultados: Todas as habilidades conversacionais
aumentaram sua frequência de uso, havendo participação no diálogo e início à
interação, presentes raramente, aguardo de turno e resposta ao interlocutor presentes
frequentemente. A emissão de tópicos não relacionados à conversação e as ecolalias
apresentaram diminuição importante após intervenção. Conclusão: A criança
estudada apresentou evolução nas habilidades comunicativas após participação no
programa de equoterapia Passo a Passo na Comunicação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equoterapia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem verbal e não-verbal | pt_BR |
dc.title | Análise do desenvolvimento das habilidades comunicativas de uma criança verbal com transtorno do espectro autista após participação no programa de equoterapia passo a passo na comunicação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-03T18:47:26Z | - |
dc.date.available | 2024-09-03T18:47:26Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39800 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Pereira, Edlane Souza | - |
dc.description.abstract1 | Autistic spectrum disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that
presents changes in language, social interaction and the presence of restricted and
repetitive patterns of behavior. Among the methods of intervention there is
hippotherapy, an approach with therapeutic and educational purposes, in which the
horse is the main mediator of the practitioner. Objective: The study proposes to
analyze the development of dialogic skills of a verbal child with ASD after participating
in the Equine Therapy program ‘’Passo a Passo na Comunicação’’. Method: This is a
quantitative and qualitative research, through a case study. It refers to a child
diagnosed with ASD belonging to a group of practitioners of the Associação Nacional
de Equoterapia, 6 years old. The PROC-Protocolo de Observação Comportamental
was applied to evaluate communicative skills before and after the intervention. This
was performed in 24 sessions, once a week. Results: All conversational skills
increased their frequency of use, with participation in dialogue and initiation of
interaction, rarely present, waiting for a turn and answering the interlocutor frequently
present. The emission of topics not related to conversation and echolalia showed a
significant decrease after the intervention. Conclusion: The studied child showed
improvement in communicative skills after participating in the Equine Therapy program
Passo a Passo na Comunicação. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El trastorno del espectro autista (TEA) es un trastorno del
neurodesarrollo que presenta cambios en el lenguaje, la interacción social y la
presencia de patrones de comportamiento restringidos y repetitivos. Entre los métodos
de intervención se encuentra la hipoterapia, un abordaje con fines terapéuticos y
educativos, en el que el caballo es el principal mediador del practicante. Objetivo: El
estudio propone analizar el desarrollo de habilidades dialógicas de un niño verbal con
TEA después de participar en el programa de Equinoterapia Passo a Passo na
Comunicação. Método: Se trata de una investigación cuantitativa y cualitativa, a través
de un estudio de caso. Se refiere a un niño diagnosticado de TEA perteneciente a un
grupo de practicantes de la Associação Nacional de Equoterapia, de 6 años de edad.
Se aplicó el PROC-Protocolo de Observação Comportamental para evaluar las
habilidades comunicativas antes y después de la intervención. Esto se realizó en 24
sesiones una vez por semana. Resultados: Todas las habilidades conversacionales
aumentaron su frecuencia de uso, con participación en el diálogo e iniciación de la
interacción, pocas veces presente, esperando turno y respondiendo al interlocutor
frecuentemente presente. La emisión de temas no relacionados con la conversación y
la ecolalia mostraron una disminución significativa después de la intervención.
Conclusión: El niño estudiado mostró mejoría en las habilidades comunicativas
después de participar en el programa de Equinoterapia Passo a Passo na
Comunicação. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
|