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Título: Recursos do ambiente familiar e adesão de crianças à primeira camada do RTI remoto
Autor(es): Bastos, Laura Maria Silva
Borges, Jayla Haianne de França
Orientador(es): Reis, Vanessa de Oliveira Martins
Coorientador(es): Eloi, Márcia Emília da Rocha Assis
Assunto: Covid-19
Intervenção pedagógica
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Ensino-aprendizagem
Data de apresentação: 17-Set-2022
Data de publicação: 3-Set-2024
Referência: BASTOS, Laura Maria Silva; BORGES, Jayla Haianne de França. Recursos do ambiente familiar e adesão de crianças à primeira camada do RTI remoto. 2022. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Verificar a associação entre os recursos do ambiente familiar (RAF) e a adesão das crianças/famílias às atividades propostas na 1ª camada do Modelo de Resposta à Intervenção (RTI) aplicado de maneira remota durante a pandemia por Covid-19. Método: Estudo longitudinal prospectivo. Participaram 73 crianças de ambos os sexos, matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. Os responsáveis responderam, via ligação telefônica, ao Inventário de Recursos do Ambiente Familiar. Os escolares receberam via Google Forms atividades referentes à primeira camada do RTI e tiveram a participação acompanhada via formulário preenchido pelos professores referente a realização das atividades. Resultados: Os professores apontam que a maioria das crianças aderiram ao RTI remoto. Não se observou efeito dos domínios do RAF e da escolaridade dos pais na adesão percebida pelos professores. Observa-se tendência à influência dos processos proximais (p<0,10), com maior pontuação para as crianças que aderiram às atividades. A maioria das crianças (64,5%) não realizou nenhuma atividade. Entre os que realizaram, a maioria realizou apenas uma. Conclusão: A maioria das crianças aderiu ao programa RTI remoto na percepção dos professores. Ademais, quanto maior a pontuação das crianças nos processos proximais maior a chance de elas aderirem às atividades do RTI remoto. Quanto às crianças que não realizaram as atividades, os fatores elegidos como determinantes foram: a falta de acesso às tecnologias, a debilidade do letramento digital e a vulnerabilidade socioeconômica da região onde o estudo foi realizado.
Abstract: To verify the association between family environment resources (RAF) and child/family adherence to the activities proposed in the 1st tier of the Response to Intervention Model (RTI) applied remotely during the Covid-19 pandemic. Method: Prospective longitudinal study. Participants were 73 children of both genders, enrolled in the 2nd year of elementary school in a public school in the Federal District. Parents and caretakers answered, via telephone call, the Family Environment Resources Inventory. The schoolchildren received via Google Forms activities referring to the first layer of the RTI and had their participation monitored via a form filled out by the teachers referring to the completion of the activities. Results: Teachers point out that most children adhered to the remote RTI. No effect of RAF domains and parents' schooling was observed in the adherence perceived by teachers. A trend towards the influence of proximal processes was observed (p<0.10), with higher scores for children who adhered to the activities. Most children (64.5%) did not perform any activity. Among those who did, most did only one. Conclusion: Most children adhered to the remote RTI program in the teachers' perception. Furthermore, the higher the children's scores in proximal processes, the more likely they were to adhere to the remote RTI activities. As for the children who did not perform the activities, the factors elected as determinants were: lack of access to technologies, digital literacy weakness, and socioeconomic vulnerability of the region where the study was conducted.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2022.
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