Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39799
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LauraBastos_JaylaBorges_tcc.pdf292,25 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorReis, Vanessa de Oliveira Martins-
dc.contributor.authorBastos, Laura Maria Silva-
dc.contributor.authorBorges, Jayla Haianne de França-
dc.identifier.citationBASTOS, Laura Maria Silva; BORGES, Jayla Haianne de França. Recursos do ambiente familiar e adesão de crianças à primeira camada do RTI remoto. 2022. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractVerificar a associação entre os recursos do ambiente familiar (RAF) e a adesão das crianças/famílias às atividades propostas na 1ª camada do Modelo de Resposta à Intervenção (RTI) aplicado de maneira remota durante a pandemia por Covid-19. Método: Estudo longitudinal prospectivo. Participaram 73 crianças de ambos os sexos, matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. Os responsáveis responderam, via ligação telefônica, ao Inventário de Recursos do Ambiente Familiar. Os escolares receberam via Google Forms atividades referentes à primeira camada do RTI e tiveram a participação acompanhada via formulário preenchido pelos professores referente a realização das atividades. Resultados: Os professores apontam que a maioria das crianças aderiram ao RTI remoto. Não se observou efeito dos domínios do RAF e da escolaridade dos pais na adesão percebida pelos professores. Observa-se tendência à influência dos processos proximais (p<0,10), com maior pontuação para as crianças que aderiram às atividades. A maioria das crianças (64,5%) não realizou nenhuma atividade. Entre os que realizaram, a maioria realizou apenas uma. Conclusão: A maioria das crianças aderiu ao programa RTI remoto na percepção dos professores. Ademais, quanto maior a pontuação das crianças nos processos proximais maior a chance de elas aderirem às atividades do RTI remoto. Quanto às crianças que não realizaram as atividades, os fatores elegidos como determinantes foram: a falta de acesso às tecnologias, a debilidade do letramento digital e a vulnerabilidade socioeconômica da região onde o estudo foi realizado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subject.keywordEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleRecursos do ambiente familiar e adesão de crianças à primeira camada do RTI remotopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-03T18:27:52Z-
dc.date.available2024-09-03T18:27:52Z-
dc.date.submitted2022-09-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39799-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoEloi, Márcia Emília da Rocha Assis-
dc.description.abstract1To verify the association between family environment resources (RAF) and child/family adherence to the activities proposed in the 1st tier of the Response to Intervention Model (RTI) applied remotely during the Covid-19 pandemic. Method: Prospective longitudinal study. Participants were 73 children of both genders, enrolled in the 2nd year of elementary school in a public school in the Federal District. Parents and caretakers answered, via telephone call, the Family Environment Resources Inventory. The schoolchildren received via Google Forms activities referring to the first layer of the RTI and had their participation monitored via a form filled out by the teachers referring to the completion of the activities. Results: Teachers point out that most children adhered to the remote RTI. No effect of RAF domains and parents' schooling was observed in the adherence perceived by teachers. A trend towards the influence of proximal processes was observed (p<0.10), with higher scores for children who adhered to the activities. Most children (64.5%) did not perform any activity. Among those who did, most did only one. Conclusion: Most children adhered to the remote RTI program in the teachers' perception. Furthermore, the higher the children's scores in proximal processes, the more likely they were to adhere to the remote RTI activities. As for the children who did not perform the activities, the factors elected as determinants were: lack of access to technologies, digital literacy weakness, and socioeconomic vulnerability of the region where the study was conducted.pt_BR
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.