Título: | Recursos do ambiente familiar e adesão de crianças à primeira camada do RTI remoto |
Autor(es): | Bastos, Laura Maria Silva Borges, Jayla Haianne de França |
Orientador(es): | Reis, Vanessa de Oliveira Martins |
Coorientador(es): | Eloi, Márcia Emília da Rocha Assis |
Assunto: | Covid-19 Intervenção pedagógica Ensino Remoto Emergencial (ERE) Ensino-aprendizagem |
Data de apresentação: | 17-Set-2022 |
Data de publicação: | 3-Set-2024 |
Referência: | BASTOS, Laura Maria Silva; BORGES, Jayla Haianne de França. Recursos do ambiente familiar e adesão de crianças à primeira camada do RTI remoto. 2022. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Verificar a associação entre os recursos do ambiente familiar (RAF) e a
adesão das crianças/famílias às atividades propostas na 1ª camada do Modelo de
Resposta à Intervenção (RTI) aplicado de maneira remota durante a pandemia por
Covid-19. Método: Estudo longitudinal prospectivo. Participaram 73 crianças de
ambos os sexos, matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola
pública do Distrito Federal. Os responsáveis responderam, via ligação telefônica, ao
Inventário de Recursos do Ambiente Familiar. Os escolares receberam via Google
Forms atividades referentes à primeira camada do RTI e tiveram a participação
acompanhada via formulário preenchido pelos professores referente a realização das
atividades. Resultados: Os professores apontam que a maioria das crianças aderiram
ao RTI remoto. Não se observou efeito dos domínios do RAF e da escolaridade dos
pais na adesão percebida pelos professores. Observa-se tendência à influência dos
processos proximais (p<0,10), com maior pontuação para as crianças que aderiram
às atividades. A maioria das crianças (64,5%) não realizou nenhuma atividade. Entre
os que realizaram, a maioria realizou apenas uma. Conclusão: A maioria das crianças
aderiu ao programa RTI remoto na percepção dos professores. Ademais, quanto
maior a pontuação das crianças nos processos proximais maior a chance de elas
aderirem às atividades do RTI remoto. Quanto às crianças que não realizaram as
atividades, os fatores elegidos como determinantes foram: a falta de acesso às
tecnologias, a debilidade do letramento digital e a vulnerabilidade socioeconômica da
região onde o estudo foi realizado. |
Abstract: | To verify the association between family environment resources (RAF)
and child/family adherence to the activities proposed in the 1st tier of the Response to
Intervention Model (RTI) applied remotely during the Covid-19 pandemic. Method:
Prospective longitudinal study. Participants were 73 children of both genders, enrolled
in the 2nd year of elementary school in a public school in the Federal District. Parents
and caretakers answered, via telephone call, the Family Environment Resources
Inventory. The schoolchildren received via Google Forms activities referring to the first
layer of the RTI and had their participation monitored via a form filled out by the
teachers referring to the completion of the activities. Results: Teachers point out that
most children adhered to the remote RTI. No effect of RAF domains and parents'
schooling was observed in the adherence perceived by teachers. A trend towards the
influence of proximal processes was observed (p<0.10), with higher scores for children
who adhered to the activities. Most children (64.5%) did not perform any activity.
Among those who did, most did only one. Conclusion: Most children adhered to the
remote RTI program in the teachers' perception. Furthermore, the higher the children's
scores in proximal processes, the more likely they were to adhere to the remote RTI
activities. As for the children who did not perform the activities, the factors elected as
determinants were: lack of access to technologies, digital literacy weakness, and
socioeconomic vulnerability of the region where the study was conducted. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.