Título: | Evolução de crianças do bloco inicial de alfabetização após a primeira camada do RTI (remoto/híbrido) durante a pandemia de covid-19 |
Autor(es): | Fernandes, Joice Carrilho Saldanha, Lídia Silva |
Orientador(es): | Reis, Vanessa de Oliveira Martins |
Coorientador(es): | Castro, Greicyane Marcos de |
Assunto: | Fonoaudiólogos - prática profissional Covid-19 Alfabetização Ensino híbrido |
Data de apresentação: | 17-Set-2022 |
Data de publicação: | 3-Set-2024 |
Referência: | FERNANDES, Joice Carrilho; SALDANHA, Lídia Silva. Evolução de crianças do bloco inicial de alfabetização após a primeira camada do RTI (remoto/híbrido) durante a pandemia de covid-19. 2022. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | : verificar a evolução de crianças do 2º ano do ensino fundamental de uma
escola pública da Região Administrativa da Ceilândia-DF após a implementação de
um programa de intervenção da primeira camada do RTI (remoto/híbrido) durante a
pandemia da COVID-19.
Método: trata-se de estudo longitudinal prospectivo e analítico, em que foram
selecionados 66 escolares e cinco professores regentes do 2º ano do Ensino
Fundamental. Os estudantes foram submetidos ao Protocolo de Identificação Precoce
dos Problemas de Leitura-IPPL antes e após a aplicação do Programa de Intervenção
Fonológica para o Ensino Remoto/Híbrido (PRIF-RH) por 12 semanas.
Resultados: a maior parte das crianças apresentou melhora nas atividades do IPPL
e evoluiu para a adequação após a intervenção. Além disso, quanto pior foi o
desempenho inicial da criança, melhor foi o ganho dela.
Conclusão: Os resultados encontrados demonstram que a intervenção feita de forma
remota/híbrida foi eficiente e ajudou a melhorar o desempenho das crianças. |
Abstract: | Purpose: to verify the evolution of children in the 2nd grade of elementary school in a
public school in the Administrative Region of Ceilândia-DF after the implementation of
tier 1 of RTI (remote/hybrid) during the COVID-19 pandemic.
Methods: this is a longitudinal prospective and analytical study, that 66 schoolchildren
and five teachers from the 2nd grade of Elementary School were selected. Students
were submitted to the Protocol for Early Identification of Reading Problems-IPPL
before and after the application of the Phonological Intervention Program for
Remote/Hybrid Teaching (PRIF-RH) for 12 weeks.
Results: most children have improved in IPPL activities and have became suitable
after the intervention. In addition, the worse child's initial performance was, better was
child's gain.
Conclusion: results demonstrate that the remote/hybrid intervention was efficient and
helped to improve children's performance. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
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