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Título: A evolução do ressarcimento ao Sistema Único de Saúde no período de 2016 a 2020 no Brasil
Autor(es): Guedes, Emerson Canuto
Orientador(es): Zimmermann, Ivan Ricardo
Assunto: Sistema Único de Saúde (Brasil)
Assistência hospitalar
Atendimento hospitalar
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
Data de apresentação: 6-Fev-2023
Data de publicação: 3-Set-2024
Referência: GUEDES, Emerson Canuto. A evolução do ressarcimento ao Sistema Único de Saúde no período de 2016 a 2020 no Brasil. 2023. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Estabelecido em 1988 com a aprovação da Constituição da República Federativa do Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) é o principal responsável por cuidar da saúde da população brasileira. Trata-se de um sistema universal, público, gratuito e de responsabilidade de todos. Criado para garantir a toda a população acesso às ações e serviços de saúde, promovendo a igualdade de condições para todos. O SUS tem ainda como princípio a humanização do atendimento e a valorização dos profissionais que compõem o sistema. No Brasil, a assistência à saúde é livre à iniciativa privada e esta pode ainda atuar no SUS de de forma complementar ao SUS com serviços de saúde que são necessários para a população brasileira e tem como objetivo oferecer aos usuários serviços de saúde de qualidade, rápidos e eficientes, para melhorar a saúde da população brasileira. No âmbito da iniciativa privada, a população tem acesso à saúde por meio de desembolso direto de recursos e por meio da Saúde Suplementar, compreendida como o conjunto ações e serviços desenvolvidos por operadoras de planos e seguros privados de assistência médica à saúde, sendo regulada pelo poder público na figura da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A utilização concomitante dessas duas formas de acesso (pública e privada) às redes de atendimento por beneficiários de planos de saúde tornou necessária a criação do processo de ressarcimento ao SUS compondo legalmente obrigações das Operadoras de Planos de Saúde. O ressarcimento ao SUS ocorre quando os serviços prestados aos beneficiários dos planos de saúde são realizados em estabelecimentos públicos ou privados, conveniados, integrantes do SUS. Toda vez que um beneficiário de plano de saúde é atendido no SUS realizandoum procedimento coberto no contrato a operadora deve ressarcir ao SUS o valor daquele atendimento usando. Nesse sentido, o presente estudo buscou descrever a evolução do ressarcimento ao SUS e analisar astendências de aumento ou redução no período de cinco anos, assim como caracterizar procedimentos mais ressarcidos pelas operadoras de planos de saúde.
Abstract: Established in 1988 with the approval of the Constitution of the Federative Republic of Brazil, the Unified Health System (SUS) is primarily responsible for taking care of the health of the Brazilian population. It is a universal system, public, free and everyone's responsibility. Created to guarantee the entire population access to health actions and services, promoting equal conditions for all. The SUS also has as its principle the humanization of care and the appreciation of the professionals who make up the system. In Brazil, health care is free to the private sector and this can also act in the SUS in a complementary way to the SUS with health services that are necessary for the Brazilian population and aims to offer users quality health services, fast and efficient, to improve the health of the Brazilian population. Within the scope of the private initiative, the population has access to health through direct disbursement of resources and through Supplementary Health, understood as the set of actions and services developed by operators of private health care plans and insurance, being regulated by the government in the figure of the National Supplementary Health Agency (ANS). The concomitant use of these two forms of access (public and private) to the care networks by beneficiaries of health plans made it necessary to create a reimbursement process to the SUS, legally composing obligations of the Health Plan Operators. Reimbursement to the SUS occurs when the services provided to beneficiaries of health plans are carried out in public or private establishments, which are part of the SUS. Every time a health plan beneficiary is assisted in the SUS performing a procedure covered in the contract, the operator must reimburse the SUS for the value of that assistance using. In this sense, the present study sought to describe the evolution of reimbursement to the SUS and to analyze the trends of increase or decrease in the five-year period, as well as to characterize the procedures most reimbursed by healthplan operators.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2023.
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