Título: | PINAR : Programa de intervenção com nomeação automática rápida: elaboração e estudo piloto |
Autor(es): | Rocha, Giselle Moura da Almeida, Tainara dos Santos |
Orientador(es): | Reis, Vanessa de Oliveira Martins |
Assunto: | Alfabetização Ensino fundamental - séries iniciais Nomeação rápida Leitura - educação |
Data de apresentação: | 17-Set-2022 |
Data de publicação: | 3-Set-2024 |
Referência: | ROCHA, Giselle Moura da; ALMEIDA, Tainara dos Santos. PINAR: Programa de intervenção com nomeação automática rápida: elaboração e estudo piloto. 2022. 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O estudo buscou elaborar um programa para estimulação da nomeação
automática rápida, para escolares no início da alfabetização e verificar a evolução dos
estudantes falantes do português brasileiro, em risco para problemas de leitura após
participação no programa. Método: O estudo foi desenvolvido em 4 etapas, sendo a
etapa 1, seleção dos estímulos, etapa 2, estudo piloto 1 – para validação dos
desenhos, etapa 3, elaboração das pranchas do PINAR e das estratégias de aplicação
e a etapa 4, estudo piloto 2 – aplicação em um grupo de crianças em risco para
problema de leitura. A intervenção foi realizada com 30 crianças do 2° ano do Ensino
Fundamental. Resultados: Os achados obtidos sugerem que estudantes que
participaram do PINAR obtiveram melhores resultados quando comparados aos que
não receberem intervenção. Conclusão: a elaboração do presente programa de
estimulação é de extrema relevância no contexto de falantes do Português Brasileiro,
pois contribui melhorando a habilidade de nomeação rápida o que consequentemente
se refletirá na habilidade de leitura. |
Abstract: | The study sought to elaborate a program to stimulate rapid automatic
naming, for scholars at the beginning of literacy and to verify the evolution of students
speaking Brazilian Portuguese, at risk for reading problems after participating in the
program. Methods: The study was developed in 4 stages, step 1, selection of stimuli,
step 2, pilot study 1 - for validation of designs, step 3, elaboration of the PINAR boards
and application strategies and step 4, study pilot 2 – application in a group of children
at risk for reading problems. The intervention was carried out with 30 children from the
2nd year of Elementary School, divided between the group that participated in the
intervention with PINAR (GP) and the group that did not participate (GC), and the
children who participated in stage 4 did not participate from step 2. Results: The
findings obtained suggest that students who participated in PINAR obtained better
results when compared to those who did not receive intervention. Conclusion: The
elaboration of this stimulation program is extremely relevant in the context of Brazilian
Portuguese speakers, as it contributes to improving the rapid naming ability, which, in
turn, will be reflected in the reading ability. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2022. |
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