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Título: PINAR : Programa de intervenção com nomeação automática rápida: elaboração e estudo piloto
Autor(es): Rocha, Giselle Moura da
Almeida, Tainara dos Santos
Orientador(es): Reis, Vanessa de Oliveira Martins
Assunto: Alfabetização
Ensino fundamental - séries iniciais
Nomeação rápida
Leitura - educação
Data de apresentação: 17-Set-2022
Data de publicação: 3-Set-2024
Referência: ROCHA, Giselle Moura da; ALMEIDA, Tainara dos Santos. PINAR: Programa de intervenção com nomeação automática rápida: elaboração e estudo piloto. 2022. 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O estudo buscou elaborar um programa para estimulação da nomeação automática rápida, para escolares no início da alfabetização e verificar a evolução dos estudantes falantes do português brasileiro, em risco para problemas de leitura após participação no programa. Método: O estudo foi desenvolvido em 4 etapas, sendo a etapa 1, seleção dos estímulos, etapa 2, estudo piloto 1 – para validação dos desenhos, etapa 3, elaboração das pranchas do PINAR e das estratégias de aplicação e a etapa 4, estudo piloto 2 – aplicação em um grupo de crianças em risco para problema de leitura. A intervenção foi realizada com 30 crianças do 2° ano do Ensino Fundamental. Resultados: Os achados obtidos sugerem que estudantes que participaram do PINAR obtiveram melhores resultados quando comparados aos que não receberem intervenção. Conclusão: a elaboração do presente programa de estimulação é de extrema relevância no contexto de falantes do Português Brasileiro, pois contribui melhorando a habilidade de nomeação rápida o que consequentemente se refletirá na habilidade de leitura.
Abstract: The study sought to elaborate a program to stimulate rapid automatic naming, for scholars at the beginning of literacy and to verify the evolution of students speaking Brazilian Portuguese, at risk for reading problems after participating in the program. Methods: The study was developed in 4 stages, step 1, selection of stimuli, step 2, pilot study 1 - for validation of designs, step 3, elaboration of the PINAR boards and application strategies and step 4, study pilot 2 – application in a group of children at risk for reading problems. The intervention was carried out with 30 children from the 2nd year of Elementary School, divided between the group that participated in the intervention with PINAR (GP) and the group that did not participate (GC), and the children who participated in stage 4 did not participate from step 2. Results: The findings obtained suggest that students who participated in PINAR obtained better results when compared to those who did not receive intervention. Conclusion: The elaboration of this stimulation program is extremely relevant in the context of Brazilian Portuguese speakers, as it contributes to improving the rapid naming ability, which, in turn, will be reflected in the reading ability.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2022.
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