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dc.contributor.advisorReis, Vanessa de Oliveira Martins-
dc.contributor.authorRocha, Giselle Moura da-
dc.contributor.authorAlmeida, Tainara dos Santos-
dc.identifier.citationROCHA, Giselle Moura da; ALMEIDA, Tainara dos Santos. PINAR: Programa de intervenção com nomeação automática rápida: elaboração e estudo piloto. 2022. 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO estudo buscou elaborar um programa para estimulação da nomeação automática rápida, para escolares no início da alfabetização e verificar a evolução dos estudantes falantes do português brasileiro, em risco para problemas de leitura após participação no programa. Método: O estudo foi desenvolvido em 4 etapas, sendo a etapa 1, seleção dos estímulos, etapa 2, estudo piloto 1 – para validação dos desenhos, etapa 3, elaboração das pranchas do PINAR e das estratégias de aplicação e a etapa 4, estudo piloto 2 – aplicação em um grupo de crianças em risco para problema de leitura. A intervenção foi realizada com 30 crianças do 2° ano do Ensino Fundamental. Resultados: Os achados obtidos sugerem que estudantes que participaram do PINAR obtiveram melhores resultados quando comparados aos que não receberem intervenção. Conclusão: a elaboração do presente programa de estimulação é de extrema relevância no contexto de falantes do Português Brasileiro, pois contribui melhorando a habilidade de nomeação rápida o que consequentemente se refletirá na habilidade de leitura.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - séries iniciaispt_BR
dc.subject.keywordNomeação rápidapt_BR
dc.subject.keywordLeitura - educaçãopt_BR
dc.titlePINAR : Programa de intervenção com nomeação automática rápida: elaboração e estudo pilotopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-03T15:24:22Z-
dc.date.available2024-09-03T15:24:22Z-
dc.date.submitted2022-09-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39793-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The study sought to elaborate a program to stimulate rapid automatic naming, for scholars at the beginning of literacy and to verify the evolution of students speaking Brazilian Portuguese, at risk for reading problems after participating in the program. Methods: The study was developed in 4 stages, step 1, selection of stimuli, step 2, pilot study 1 - for validation of designs, step 3, elaboration of the PINAR boards and application strategies and step 4, study pilot 2 – application in a group of children at risk for reading problems. The intervention was carried out with 30 children from the 2nd year of Elementary School, divided between the group that participated in the intervention with PINAR (GP) and the group that did not participate (GC), and the children who participated in stage 4 did not participate from step 2. Results: The findings obtained suggest that students who participated in PINAR obtained better results when compared to those who did not receive intervention. Conclusion: The elaboration of this stimulation program is extremely relevant in the context of Brazilian Portuguese speakers, as it contributes to improving the rapid naming ability, which, in turn, will be reflected in the reading ability.pt_BR
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