Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.author | Barreto, Flávia Regina Corrêa | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Jéssica Mello de | - |
dc.identifier.citation | BARRETO, Flávia Regina Corrêa; OLIVEIRA, Jéssica Mello de . Comparação do desempenho neuropsicológico de crianças com ou sem risco para problemas de leitura em período pandêmico. 2022. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Comparar o perfil neuropsicológico de escolares do 1º e 2º ano do ensino
fundamental com e sem risco para problemas de leitura, no contexto da reabertura
das escolas no pós-covid-19.
Métodos: Estudo observacional, analítico e transversal, realizado com 95 crianças
do 1º ano e 73 crianças do 2º ano do ensino fundamental. Foram utilizados o rastreio
pelo IPPL de forma remota, por meio da plataforma Google meet, e aplicação do
NEUPSILIN-Inf de forma presencial.
Resultados: Foram observados pior desempenho com crianças em risco para
problemas de leitura. As variações encontradas nas funções neuropsicológicas se
apresentaram com efeito pequeno nas funções de memória semântica e tarefa
Go-no go, seguidos de efeito médio para as questões de orientação, atenção,
memória, habilidades visuoconstrutivas, habilidades aritméticas e fluência verbal.
Em relação aos efeitos grandes estão listadas as habilidades de linguagem oral,
linguagem escrita e memória operacional.
Conclusão: Levando em consideração o contexto das sequelas do COVID-19 e os
riscos no aprendizado da leitura em alunos das séries iniciais, o estudo apresentou
diferença entre os grupos com e sem risco para problemas de leitura, com melhor
desempenho nos escolares sem risco, com uma variação de efeito que varia de
pequena a grande em todas as funções neuropsicológicas que são avaliadas no
NEUPSILIN-Inf. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Neuropsicologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.title | Comparação do desempenho neuropsicológico de crianças com ou sem risco para problemas de leitura em período pandêmico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-03T13:48:49Z | - |
dc.date.available | 2024-09-03T13:48:49Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39788 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
|