Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39788
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_FlaviaBarreto_JessicaOliveira_tcc.pdf223,07 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.authorBarreto, Flávia Regina Corrêa-
dc.contributor.authorOliveira, Jéssica Mello de-
dc.identifier.citationBARRETO, Flávia Regina Corrêa; OLIVEIRA, Jéssica Mello de . Comparação do desempenho neuropsicológico de crianças com ou sem risco para problemas de leitura em período pandêmico. 2022. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractComparar o perfil neuropsicológico de escolares do 1º e 2º ano do ensino fundamental com e sem risco para problemas de leitura, no contexto da reabertura das escolas no pós-covid-19. Métodos: Estudo observacional, analítico e transversal, realizado com 95 crianças do 1º ano e 73 crianças do 2º ano do ensino fundamental. Foram utilizados o rastreio pelo IPPL de forma remota, por meio da plataforma Google meet, e aplicação do NEUPSILIN-Inf de forma presencial. Resultados: Foram observados pior desempenho com crianças em risco para problemas de leitura. As variações encontradas nas funções neuropsicológicas se apresentaram com efeito pequeno nas funções de memória semântica e tarefa Go-no go, seguidos de efeito médio para as questões de orientação, atenção, memória, habilidades visuoconstrutivas, habilidades aritméticas e fluência verbal. Em relação aos efeitos grandes estão listadas as habilidades de linguagem oral, linguagem escrita e memória operacional. Conclusão: Levando em consideração o contexto das sequelas do COVID-19 e os riscos no aprendizado da leitura em alunos das séries iniciais, o estudo apresentou diferença entre os grupos com e sem risco para problemas de leitura, com melhor desempenho nos escolares sem risco, com uma variação de efeito que varia de pequena a grande em todas as funções neuropsicológicas que são avaliadas no NEUPSILIN-Inf.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordNeuropsicologiapt_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.titleComparação do desempenho neuropsicológico de crianças com ou sem risco para problemas de leitura em período pandêmicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-03T13:48:49Z-
dc.date.available2024-09-03T13:48:49Z-
dc.date.submitted2022-09-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39788-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.