Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39787
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_FernandaSouzaLobo_tcc.pdf828,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Seletividade alimentar em crianças com transtorno do espectro autista : revisão crítica da literatura
Autor(es): Lobo, Fernanda Souza
Orientador(es): Mangilli, Laura Davison
Assunto: Seletividade alimentar
Crianças autistas
Crianças - perfil alimentar
Transtorno do espectro autista
Data de apresentação: 17-Set-2022
Data de publicação: 3-Set-2024
Referência: LOBO, Fernanda Souza. Seletividade alimentar em crianças com transtorno do espectro autista: revisão crítica da literatura. 2022. 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome neuropsiquiátrica caracterizada por alterações comportamentais associadas a déficit de comunicação e interação social, bem como, padrões de comportamentos repetitivos. Uma característica recorrente nesses indivíduos é a seletividade alimentar, definida pela recusa alimentar, menor aceitação de novos alimentos e variedade alimentar reduzida, consequentemente, há maior probabilidade de sobrepeso e obesidade, bem como alterações mastigatórias e na deglutição. Objetivos: Caracterizar a seletividade alimentar de crianças diagnosticadas com TEA, considerando o ponto de vista fonoaudiológico e nutricional. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática, realizada em 2021, nas bases de dados PubMed, Scopus e Web of Science, entre 2011 e 2021. A seleção dos artigos foi realizada em duas etapas, a primeira considerou a análise de cada uma das citações recuperadas no banco de dados, também de forma independente, considerando os títulos e resumos. A segunda etapa, analisou os textos completos das citações selecionadas na primeira etapa, considerando-se aptos a compor o corpo do estudo aqueles que, efetivamente, se relacionavam à proposta da pesquisa. Resultados: Foram encontrados 307 estudos, dos quais 70 eram duplicatas, resultando em 237 artigos para leitura de título e resumo, sendo incluídos ao final 11 estudos. Foram incluídos estudos com crianças diagnosticadas com TEA de ambos os gêneros que apresentaram o perfil de seletividade alimentar. Conclusão: Diante da heterogeneidade dos estudos selecionados, identificamos uma dificuldade em relação à caracterização da seletividade alimentar de crianças diagnosticadas com TEA, considerando o ponto de vista fonoaudiológico e nutricional, objetivo de nosso estudo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.