Resumo: | Tendo em vista que a causa primária da perda de hábitat é a mudança no uso e cobertura do
solo, esforços para estudar e mitigar essa mudança são necessários. Para reverter este processo,
o principal mecanismo existente é o incremento da conectividade aliado a estratégia de
formação de corredores ecológicos (CE). Além disso, CEs podem ser utilizados para
complementar outros instrumentos de conservação, como a delimitação de áreas protegidas,
fomentando-se o planejamento a uma perspectiva de paisagem e incrementando a efetividade
na manutenção de hábitats. Atualmente o bioma Cerrado, no estado de Goiás e do Distrito
Federal, apresenta regiões que restam poucas áreas de vegetação contínua em que as principais
características da paisagem são a fragmentação da área e um grande avanço de conversão da
vegetação nativa. Desta forma, este trabalho objetivou analisar a contribuição das áreas de
Reservas Legais (RL) em promover conectividade estrutural por meio de corredores ecológicos
entre Unidades de Conservação (UC) nas regiões de GO e DF. Para isto, foi realizado um
mapeamento de rotas de corredores com o uso das ferramentas para modelagem de Caminhos
de Menor Custo (CMC) em dois cenários distintos, o primeiro composto por áreas de RL (rota
com RL) e o segundo sem considerar essas regiões (rota sem RL), para serem comparadas entre
si com base nos critérios de comprimento, sinuosidade e custo delas. Foram utilizados dados
secundários coletados no Terraclass Cerrado (MMA, 2015), CNUC (MMA, 2020), SiCAR
(2020) e IBGE (2019a). O resultado das rotas a uma escala de paisagem, demonstrou que
embora as rotas com e sem RL pareçam muito próximas em pequena escala, em uma escala
maior há um distanciamento expressivo, com parte das trajetórias entre os pontos de origem
sendo caminhos extensos, indicando que as UCs estão distantes uma das outras. E na avaliação
detalhada em escala local, em que foram comparados os critérios (comprimento, sinuosidade e
custo das rotas com e sem RL), foi encontrado que as rotas compostas por RLs apresentaram
indicadores mais favoráveis do que as rotas sem RL, por serem formadas por trajetos com
menores custos de movimentação e comprimentos similares entre as rotas com e sem RL.
Assim, ficou evidenciado a importância das áreas de RL para incrementar a permeabilidade da
área estudada, tendo em vista o elevado custo de movimentação ao desconsiderar essas áreas.
Além disso, os resultados indicaram que, para o planejamento de corredores, é importante ser
avaliado não apenas a perspectiva de paisagem, mas também a análise detalhada das rotas.
Portanto, os resultados dos mapas apresentados mostraram que as áreas de RL da região
estudada do estado de GO e do DF podem promover a conectividade estrutural da região através
de corredores que percorrem áreas de RL. Portanto, os resultados apresentados neste estudo
mostram a importância das áreas de RL para promover a conectividade da paisagem do bioma
Cerrado em GO e no DF. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2024. |