Título: | Proposta digital para educação em saúde de redução de danos : abordagem de aprendizagem entre os pares |
Autor(es): | Bezerra, Mylena de Andrade |
Orientador(es): | Odeh, Muna Muhammad |
Assunto: | Educação em saúde Drogas - abuso Saúde pública |
Data de apresentação: | 12-Dez-2020 |
Data de publicação: | 30-Ago-2024 |
Referência: | BEZERRA, Mylena de Andrade. Proposta digital para educação em saúde de redução de danos: abordagem de aprendizagem entre os pares. 2020. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Este trabalho busca compreender o contexto histórico sobre as drogas, a sua trajetória ao
passar dos séculos e como ela é enfrentada nos dias atuais. Apresenta as classificações,
fatores e efeitos dessas substâncias e como elas podem influenciar no uso. Relata também
como foi gerado a Guerra às Drogas e porque ela não deixou de existir. É abordado sobre
as Estratégias de Redução de Danos (RD), como ela pode contribuir na saúde pública
ajudando os usuários com as devidas informações necessárias sobre o uso de substâncias
psicoativas e como evitar que o consumo não cause um maior dano a sua saúde. Esse
estudo também traz como finalidade uma proposta digital por meio de uma metodologia
ativa no caso, a Peer Learning aplicado à Redução de Danos e como isso poderia auxiliar os
jovens a ter mais conhecimento sobre cuidados a saúde, direitos e exercícios da cidadania,
de forma atual e participativa. |
Abstract: | This work seeks to understand the historical context about drugs, their trajectory over
the centuries and how it is faced today. It presents as classifications, factors and
effects substances and how they can influence the use. It also reports that a War on
Drugs was generated and because it did not cease to exist. It discusses the Harm
Reduction Strategies (DR), how it can contribute to public health by helping users
with the necessary information on the use of psychoactive substances and how to
prevent consumption from causing greater harm to their health. This study also
brings as a source a digital proposal through an active methodology in the case, a
Peer Learning applied to Harm Reduction and how it could help young people to
have more knowledge about health care, rights and citizenship exercises, in a way
current and participatory. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.