Título: | “How-to” learn musicke : a produção de hierarquias epistêmicas em práticas não verbais nos manuais de música ingleses dos séculos XVII e XVIII |
Autor(es): | Sales, Júlia Borges |
Orientador(es): | Araújo, André Gustavo de Melo |
Assunto: | Época Moderna (1453-1789) Manuscritos Música antiga Epistemologia |
Data de apresentação: | 16-Jul-2024 |
Data de publicação: | 29-Ago-2024 |
Referência: | SALES, Júlia Borges. “How-to” learn musicke: a produção de hierarquias epistêmicas em práticas não verbais nos manuais de música ingleses dos séculos XVII e XVIII. 2024. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa explora a sistematização do conhecimento de práticas não verbais na Época
Moderna com o objetivo de investigar a produção de hierarquias epistêmicas ao comparar
quatro manuais (how-to handbooks) ingleses de música, impressos entre 1608 e 1756. O
foco na Inglaterra se justifica por particularidades como as divisões de valores e as
diferenças na técnica de solmização registradas nessa região, em relação às tendências
musicais europeias. A escolha do gênero textual surge da disparidade numérica entre
pesquisas históricas acerca da produção de conhecimento de práticas não verbais e de
práticas verbais. A leitura da documentação, apoiada nos conceitos de intermedialidade e
de gênero epistêmico, articula-se à perspectiva historiográfica contemporânea da história
do conhecimento, que se concentra em investigar os processos de produção,
desenvolvimento e transformação dos conhecimentos ao longo do tempo, interpretandoos como produtos histórico-sociais. No primeiro capítulo, abordamos a genealogia das
fontes e do gênero textual analisado; no segundo, delimitamos os conceitos de episteme,
gênero epistêmico, hierarquia epistêmica e intermedialidade, evidenciando a importância
de uma análise intermedial dos manuais; no último, destacamos os padrões e as diferenças
dos manuais na construção do conhecimento. Concluímos que o estudo de manuais de
música contribui para a expansão de pesquisas centradas em práticas não verbais no
campo da história do conhecimento ao compreendermos os manuais como produtos
intelectuais sistematizadores do conhecimento sobre práticas não verbais. |
Abstract: | This research explores the standardization of knowledge of non-verbal practices in the
early modern period to investigate the production of epistemic hierarchies by comparing
four British manuals (How-to Handbooks) of music printed between 1608 and 1756. The
focus on the English region is justified by its distinct characteristics, such as the divisions
of values and the differences in solmization technique when compared to broader
European musical tendencies. The choice of the genre arises from the numerical disparity
between historical research regarding the production of knowledge of non-verbal
practices and verbal practices. The analysis of these documents is supported by the
concepts of intermediality and epistemic genre and is connected to the contemporary
historiographical perspective of the history of knowledge. This perspective investigates
the processes of production, development, and transformation of knowledge over time,
understanding them as historical social products. The first chapter addresses the
genealogy of the sources and textual genres analyzed. The second chapter defines and
limits the concepts of episteme, epistemic genre, intermediality, and epistemic hierarchy,
and it also outlines the archaeological methodology, emphasizing the importance of an
intermediate analysis of the manuals. The final chapter focuses on the patterns and
differences among the manuals in constructing knowledge. The findings of this research
indicate that studying how-to handbooks in music contributes to the expansion of research
focused on non-verbal practices within the field of the history of knowledge.
Additionally, it recognizes the manuals as intellectual products that systematize the
knowledge of non-verbal practices. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | História
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.