Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39746
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_GabrielChoucairGarcia_tcc.pdf841,18 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlmeida, Tiago Santos-
dc.contributor.authorGarcia, Gabriel Choucair-
dc.identifier.citationGARCIA, Gabriel Choucair. O tempo ciborgue: uma crítica à unicidade temporal transumanista por meio dos filmes Titane e Carro Rei (2021). 2024. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia analisa como os filmes selecionados criticam o ideal de tempo universalizante das teorias transumanistas. O trabalho foi conduzido a partir da fundamentação teórica de Francisco Vázquez García, Dominique Lecourt e Yuk Hui relacionada à reivindicação de conceitos de tempo iluministas pelos discursos transumanistas. A pesquisa se alicerçou, tal como, na teoria de Donna Haraway, referente às representações ficcionais dos ciborgues como um estilo de pensamento que redefine as relações entre corpo e máquina. Para associar a construção desses ciborgues à crítica do tempo progressivo transumanista, demonstro como o cyberpunk é importante artefato de problematização de uma lógica iluminista progressiva de tempo, por intermédio do conceito de high-tech/low-life. Essa argumentação foi demonstrada por meio da análise fílmica de Titane e Carro Rei.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeoria transumanistapt_BR
dc.subject.keywordIluminismopt_BR
dc.subject.keywordRelações homem-máquinapt_BR
dc.subject.keywordinteração homem-máquinapt_BR
dc.titleO tempo ciborgue : uma crítica à unicidade temporal transumanista por meio dos filmes Titane e Carro Rei (2021)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-29T17:28:55Z-
dc.date.available2024-08-29T17:28:55Z-
dc.date.submitted2024-08-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39746-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This monograph analyzes how the selected films criticize the ideal of universalizing time of transhumanist theories. The research was conducted based on the theoretical work of Francisco Vázquez García, Dominique Lecourt and Yuk Hui related to the contestation of Enlightenment concepts of time in transhumanist discourses. Furthermore, this text was also based on Donna Haraway's theory, referring to the fictional representations of cyborgs as a style of thinking that redefines the relationships between body and machine. To associate the construction of these cyborgs with the critique of transhumanist progressive time, I demonstrate how cyberpunk is an important architect of problematizing a progressive Enlightenment logic of time, through the concept of high-tech/low-life. This argument was illustrated based on the film analysis of Titane and Carro Rei.pt_BR
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.