Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Almeida, Tiago Santos | - |
dc.contributor.author | Garcia, Gabriel Choucair | - |
dc.identifier.citation | GARCIA, Gabriel Choucair. O tempo ciborgue: uma crítica à unicidade temporal transumanista por meio dos filmes Titane e Carro Rei (2021). 2024. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia analisa como os filmes selecionados criticam o ideal de tempo
universalizante das teorias transumanistas. O trabalho foi conduzido a partir da
fundamentação teórica de Francisco Vázquez García, Dominique Lecourt e Yuk Hui
relacionada à reivindicação de conceitos de tempo iluministas pelos discursos
transumanistas. A pesquisa se alicerçou, tal como, na teoria de Donna Haraway,
referente às representações ficcionais dos ciborgues como um estilo de pensamento que
redefine as relações entre corpo e máquina. Para associar a construção desses ciborgues
à crítica do tempo progressivo transumanista, demonstro como o cyberpunk é
importante artefato de problematização de uma lógica iluminista progressiva de tempo,
por intermédio do conceito de high-tech/low-life. Essa argumentação foi demonstrada
por meio da análise fílmica de Titane e Carro Rei. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria transumanista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Iluminismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações homem-máquina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interação homem-máquina | pt_BR |
dc.title | O tempo ciborgue : uma crítica à unicidade temporal transumanista por meio dos filmes Titane e Carro Rei (2021) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-29T17:28:55Z | - |
dc.date.available | 2024-08-29T17:28:55Z | - |
dc.date.submitted | 2024-08-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39746 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This monograph analyzes how the selected films criticize the ideal of universalizing
time of transhumanist theories. The research was conducted based on the theoretical
work of Francisco Vázquez García, Dominique Lecourt and Yuk Hui related to the
contestation of Enlightenment concepts of time in transhumanist discourses.
Furthermore, this text was also based on Donna Haraway's theory, referring to the
fictional representations of cyborgs as a style of thinking that redefines the relationships
between body and machine. To associate the construction of these cyborgs with the
critique of transhumanist progressive time, I demonstrate how cyberpunk is an important
architect of problematizing a progressive Enlightenment logic of time, through the
concept of high-tech/low-life. This argument was illustrated based on the film analysis
of Titane and Carro Rei. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | História
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