Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39718
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_JulianaDeSousaJuliano_tcc.pdf469,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Violência judicial contra as mães : estudo sobre a aplicação da lei de alienação parental pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios
Autor(es): Juliano, Juliana de Sousa
Orientador(es): Fonseca, Lívia Gimenes Dias da
Assunto: Alienação parental
Direitos das mulheres
Data de apresentação: 24-Mai-2024
Data de publicação: 28-Ago-2024
Referência: JULIANO, Juliana de Sousa. Violência judicial contra as mães: estudo sobre a aplicação da lei de alienação parental pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho analisou a aplicação da Lei de Alienação Parental (Lei 12.318/2010) pelas Turmas Cíveis do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios com o objetivo de investigar a existência de discriminação contra as mulheres nas decisões judiciais selecionadas. Levantou-se a discussão de que a prática judicial e legislativa do Brasil no direito das famílias, sob a ótica da dominação masculina, visa manter a estrutura familiar em favor dos homens pais, por meios diretos e indiretos, supostamente neutros, mas ideologicamente patriarcais. Demonstrou-se que a alienação parental é uma narrativa cientificamente equivocada e baseada em pressupostos misóginos e adultocentrismo com o objetivo de manter o controle das mulheres, crianças e adolescentes pelos homens. Os dados coletados permitiram concluir que a aplicação da Lei 12.318/2010 pelas Turmas Cíveis do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios produziu violência judicial contra as mães, uma vez que (i) os acórdãos foram fundamentados em estereótipos de gênero fundados inferiorização das mães; (ii) as crianças e adolescentes foram tratados como objetos do pátrio poder, tendo as suas vontade e sofrimentos menosprezados pelo judiciário, e (iii) o abuso sexual e a violência doméstica foram desconsiderados nas decisões judiciais, em razão da narrativa da alienação parental ser levantada como matéria de defesa. Dessa forma, discute-se a necessidade de revogação da Lei de Alienação Parental com o fim de salvaguardar os direitos básicos das mulheres.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.